5 TEDs para te ajudar a lidar com o estresse

5 TEDs para te ajudar a lidar com o estresse

Você sabe lidar com o estresse ou sente arrepios só de pensar nesta palavra? Enfrentar o estresse é um obstáculo para muita gente no mundo agitado em que vivemos. Porém, se você tomar uma providência sobre o problema, saberá enfrentá-lo e até usá-lo a seu favor. Em nossa seleção de TEDs sobre o assunto, você verá que o estresse tem aspectos positivos e que é possível, sim, controlá-lo. Confira:

1.“How to make stress your friend (Como fazer do estresse um amigo)”, por Kelly McGonigal

Nesta palestra, a psicóloga Kelly McGonigal, da Stanford University, e autora do livro “O lado bom do estresse”, explica que ao mudarmos a maneira como pensamos sobre estresse, nos tornamos mais saudáveis – pois  conseguimos mudar as reações de nosso corpo a ele. Segundo Kelly, quando consideramos que respostas do organismo ao estresse, como respiração e coração acelerados, podem ser vistas como sinais de que o corpo está nos preparando para enfrentar desafios. Este entendimento nos ajuda a  sentir menos ansiedade e mais confiança.

A psicóloga afirma ainda que um dos pontos positivos do estresse é a liberação do hormônio oxitocina, um anti-inflamatório natural que nos motiva a procurar apoio e a falar sobre como nos sentimos. De acordo com ela, a ligação com outras pessoas em um momento de estresse é uma forma de criar resistência a ele.

Você também pode gostar:
6 sintomas de estresse no trabalho
5 dicas para levar uma vida menos estressante no trabalho
6 dicas para afastar o estresse de sua vida!

2. “Estresse, resiliência e felicidade”, por Esdras Vasconcellos

Nesta palestra, o psicólogo Esdras Vasconcellos, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre o estresse bom, que constrói coisas positivas na vida – como a alegria. Ele ainda desmistifica conceitos como “o tempo passa rápido” e “só se aprende através da dor”, crenças que podem atrapalhar nossa vida. Segundo ele, se fizermos um balanço de nosso cotidiano, perceberemos que deveríamos agradecer ao estresse bom em nossa vida, que sentimos muito mais do que o ruim. Segundo o psicólogo, sucesso na vida, na profissão e no amor só são possíveis através do estresse bom. De acordo com ele, quem está apaixonado tem uma grande descarga de hormônios desse tipo de estresse, os quais deixam o corpo tão ativo a ponto de ser difícil dormir. Ele fala também sobre as principais características das pessoas resistentes ao estresse.

3. “How dance helps me deal with stress (Como a dança me ajuda lidar com o estresse)”, por Yami Joshi

Neste TED, Yami Joshi, especialista em desenvolvimento organizacional da UPS, uma das maiores empresas de logística do mundo, conta como começou a ter problemas com estresse após conseguir o emprego dos sonhos e uma vaga na pós-graduação. Para recuperar o equilíbrio e o bem-estar, ela recorreu então à dança clássica indiana, que é rica em simbologia e representa diferentes emoções com intensidade.

4. “The Art of Stress-Free Productivity (A arte da produtividade sem estresse)”, por David Allen

Nesta palestra, David Allen, especialista em produtividade, coach e autor do livro “A arte de fazer acontecer”, fala sobre como podemos apreciar algo de bom mesmo em momentos de crise. Segundo ele, é essencial estarmos envolvidos da forma apropriada ao que está acontecendo. Para evitar preocupações, o especialista recomenda que as pessoas anotem tudo o que for importante.

Ele conta ainda que os períodos em que foi mais produtivo ocorreram quando teve a liberdade de fazer uma bagunça criativa: espaço para errar e ser caótico.

5. “Stress Management and Human Spirituality (Gerenciamento de estresse e espiritualidade humana)”, por Brian Luke Seaward

Neste TED, Brian Luke Seaward, especialista em gerenciamento de estresse e promoção da saúde, diz que precisamos nos ver como espíritos em uma trajetória humana e que tudo faz parte da experiência – as coisas boas e as ruins. Segundo ele, se pudermos aprender com essas experiências, todas elas serão valiosas. O especialista explica também como o excesso de raiva e medo nos prejudica, e que nas diversas situações estressantes do dia a dia, manter a paciência é fundamental.

Fotos: Shutterstock
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close