5 TEDs para te ajudar a ser mais feliz

5 TEDs para te ajudar a ser mais feliz

As pessoas podem ter muitas diferenças, mas algo que todas têm em comum é o desejo de ser feliz. E você? Está feliz agora ou acha que a felicidade está em algum lugar distante e inalcançável? Com nossa seleção de TEDs sobre o assunto, você verá que a felicidade não depende de conseguir tudo o que se quer, ter poder, prestígio ou riqueza. Ela pode ser encontrada de maneiras mais simples: com gratidão, foco nas oportunidades de cada momento e bons relacionamentos. Confira:

1.“The Habits of Happiness (Os hábitos da felicidade)”, por Matthieu Ricard

Neste TED, o monge budista e fotógrafo Matthieu Ricard, autor do livro “A revolução do altruísmo”, entre outros, fala sobre os hábitos relacionados à felicidade e a diferença existente entre ela, prazer e alegria.
Ele aponta que, frequentemente e de forma equivocada, buscamos a felicidade fora de nós e a condicionamos à conquista de algo. Porém, temos um controle limitado e muitas vezes ilusório sobre fatores externos, e por isso devemos olhar mais para dentro de nós. Segundo ele, podemos nutrir a felicidade com atos de generosidade e altruísmo.

Você também pode gostar:
3 lições que aprendi com meu fracasso
Como manter a autoestima e a motivação após perder o emprego
Como manter a motivação em um emprego de que você não gosta

2.“Want to be happy? Be grateful (Quer ser feliz? Seja grato)”, por David Steindl-Rast

Nesta palestra, David Steindl-Rast, monge beneditino e cofundador da organização global gratefulness.org, fala sobre a relação entre felicidade e gratidão. Segundo ele, podemos cultivar este sentimento estando conscientes de que cada momento é único e uma verdadeira dádiva. Ele explica que reconhecer as oportunidades que existem a cada instante, abrir o coração para elas e saber aproveitá-las é a chave para a felicidade.

3.“What Makes a Good Life? Lessons from the Longest Study on Happiness (O que torna uma vida boa? Lições do mais longo estudo sobre felicidade)”, por Robert Waldinger

Neste TED, o psiquiatra Robert Waldinger, um dos diretores da mais duradoura pesquisa sobre a felicidade – o Estudo de Desenvolvimento Adulto -,  realizado pela Universidade de Harvard, fala sobre importantes conclusões do projeto e dá dicas práticas sobre como ter uma vida longa e satisfatória. Segundo Waldinger, riqueza e fama passam longe dos segredos para uma vida feliz. O estudo mostra, por outro lado, que os bons relacionamentos são essenciais para que as pessoas sejam mais saudáveis e felizes.

4.“Want to be happier? Stay in the moment (Quer ser mais feliz? Mantenha-se no presente)”, por Matt Killingsworth

Nesta palestra, o cientista e pesquisador Matt Killingsworth, que criou o aplicativo Track Your Hapiness (Rastreie Sua Felicidade) para monitorar a felicidade das pessoas em tempo real, explica que ela está relacionada às experiências que temos a cada momento e às coisas sobre as quais pensamos, fatores  difíceis de serem estudados pelos cientistas. De acordo com Killingsworth, ter foco no momento presente aumenta a felicidade.

5.“The surprising Science of happiness (A ciência surpreendente da felicidade)”, por Dan Gilbert

Neste TED, o psicólogo Dan Gilbert, da Universidade de Harvard, e autor do livro “O que nos faz felizes”, entre outros, diz que mesmo pessoas que foram ricas, que tiveram poder e prestígio e perderam tudo isso, são felizes. Segundo ele, podemos nos sentir verdadeiramente felizes mesmo quando nossos planos fracassam e não conseguimos o que queremos. Ele também explica que excesso de ambição e de medo são exemplos de fatores que nos afastam da felicidade.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close