5 verdades sobre empreender que só descobri na prática

5 verdades sobre empreender que só descobri na prática

*Karine Drumond

A mentalidade empreendedora é uma das poucas características do empreendedorismo que só depende de você. Qualquer outra – como técnica, método e inspiração –  você poderá contar com a ajuda de recursos externos.

Preciso dizer que acredito que essa mentalidade empreendedora é algo que você pode desenvolver. É bem verdade que muitas pessoas parecem já ter nascido com o “DNA” empreendedor, mas outras só descobrem com a prática ou com a vivência. Este é o meu caso. Quando me formei em Design tudo o que queria era trabalhar para os escritórios mais badalados e jamais havia sonhado em ter o meu negócio e ser empresária. A verdade era que eu não sabia a distinção entre empreender e ser empresária. Empreender (fui aprender anos mais tarde) é viver de maneira criativa, colocando ideias em prática, sendo movida pela curiosidade –  isso eu descobri que eu queria e continuo querendo para a minha vida. E também descobri que este caminho seria a minha forma de encontrar mais independência, liberdade criativa e a minha tão sonhada flexibilidade de horários.

Você também pode gostar:
11 características necessárias para quem quer empreender
A diferença entre ter uma franquia e empreender
Veja se você comete o principal erro dos empreendedores
Bom, mas o que de fato são estas verdades sobre a mentalidade empreendedora que eu só fui descobrir com a prática? Conto a seguir…

Abraçar a incerteza

Sempre tive essa tendência mais controladora, de querer prever o imprevisível e tomar conta de todos os detalhes e próximos passos. A verdade é que ao empreender você precisa se desapegar de velhos esquemas, padrões, crenças, conceitos e  se abrir para o novo. Lidar com as incertezas faz parte do empreendedorismo. É aí que  mora a magia disso tudo. Aprender a conviver com a incerteza me faz uma pessoa mais leve.

O resultado não depende só de você

Quando iniciamos o Negócio de Mulher havíamos nos permitido explorar nossas ideias, e esta curiosidade nos levou a desenvolver muitos projetos em paralelo. Em certo ponto, precisamos cortar alguns drasticamente para priorizar outros. Este processo nos fez entender que os projetos não são como nossos filhos (é uma metáfora muito usada) – precisamos desconstruir esse mito. Às vezes é preciso deixar o projeto ter vida própria, ser independente. Assim como outros precisarão ser cortados ou até mesmo cancelados. E essa mudança de perspectiva também é libertadora, entender que o resultado não depende só de você. Hoje acredito que o mais importante é o processo de aprendizado. Se você vai empreender, que seja divertido e prazeroso!

negocio_de_mulher_empreender

Continue a ler a matéria na próxima página!

Gere energia para ser produtiva

Você resolve seguir sua curiosidade e inspiração e começa a empreender. Algumas semanas depois você percebe que está trabalhando muito mais do que imaginava e sua energia criativa foi para o brejo. Onde foi para a inspiração? Uma vida produtiva se faz com equilíbrio. A ideia de que “se você se matar de trabalhar ” o sucesso virá como consequência pode ser uma grande armadilha. Antes de mais nada, é preciso cuidar de si mesma.Aprendi a duras penas, hoje procuro uma rotina em que gerar energia é minha prioridade.

Disciplina é mais importante que motivação

A motivação anda em círculos e faz idas e vindas na nossa vida. Ela não é constante e nós bem sabemos disso. Não é todo dia que acordamos inspiradas. Posso até supor que os dias de inspiração são muito mais escassos do que os dias de rotina. Então como lidar? Parece um grande clichê, mas a disciplina vence essa batalha. Disciplina é fazer aquilo que deve ser feito estando você com vontade ou não. Mantenha-se em movimento. Aprendi que estar fazendo algo é uma das formas mais saudáveis de manter minha sanidade mental criativa e mandar a ansiedade para bem longe.

O foco em gerar valor

Nós começamos o Negócio de Mulher criando vários projetos em paralelo. Era nossa forma de testar ideias e ver onde elas iriam nos levar. Com estes experimentos percebemos uma coisa importante: as ideias que mais nos levavam além eram aquelas em que conseguíamos gerar um valor real para as pessoas. Nosso negócio nasceu com a ideia de um blog que acabou evoluindo. Percebemos que o que estávamos fazendo era útil para outras mulheres parecidas com a gente. É assim que nasce um negócio, quando você encontra uma convergência entre seus talentos, paixões e habilidades e o que interessa aos outros. Então a minha dica para quem está começando é manter a sua exploração e se perguntar sempre: “Como eu posso melhorar a vida das pessoas com o meu talento?”.

E você, também tem esse desejo de empreender suas ideias?

Obs.: recentemente nós lançamos o Coaching Criativo Feminino, que é nosso atendimento individual para ajudar você a identificar seus super poderes, paixões e talentos e criar a vida que sempre sonhou. Saiba mais.

*Karine Drumond é co-fundadora do Negócio de Mulher, projeto pioneiro fundado desde 2010, que tem como missão inspirar mulheres a empreenderem a si mesmas. Possui formação em Design, especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e certificação internacional em Professional Coaching e Análise Comportamental Disc® pela Sociedade Latino Americana de Coaching, É também co-criadora do curso de empreendedorismo Empreenda sua Paixão e do Realize sua Vida, um programa de produtividade para mulheres. Conheça nosso atendimento de Coaching Criativo Feminino.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Negocio de Mulher

Negocio de Mulher

Negócio de Mulher

close