6 dicas para economizar com os preparativos do casamento

6 dicas para economizar com os preparativos do casamento

Um pedido de casamento apaixonado, a expectativa pela memorável entrada na Igreja e toda a alegria da festa logo em seguida. Essa sequência com certeza faz parte do sonho de muitas mulheres! Mas a partir do momento em que o casal começa a colocar os gastos do casamento na ponta do lápis, o sonho começa a ganhar ares de pesadelo!

Bom, casar com toda a pompa da cerimônia e da recepção requer mesmo planejamento financeiro e disposição para economizar dinheiro. Mas com um olhar mais criterioso, é possível também fazer alguns cortes que não vão prejudicar a festa e acabam beneficiando o cofrinho do casal!

A escolha da data

As economias começam nos primeiros detalhes. Se engana quem pensa que o preço do casamento não altera de acordo com a data escolhida. A tradição de maio como “o mês das noivas” faz com que a data seja super disputada nas Igrejas e também acaba encarecendo os custos, pelo excesso de demanda. Casar-se em setembro também virou moda, principalmente pela chegada da primavera.

Por um lado, a estação favorece a queda dos preços das flores, mas a procura excessiva pelas datas deste mês acabam tornando a cerimônia mais cara. Por outro lado, meses como janeiro costumam ser bem mais baratos, principalmente quanto aos custos da recepção. Isso porque os salões oferecem descontos, tendo em vista o período de movimento mais fraco, pois o mês vem logo após o período de festas.

O interessante é que você procure se organizar para não casar em períodos em que a procura pelas Igrejas ou pelos salões sejam maior. Em períodos de fim de ano, por exemplo, os salões tem muita demanda para realização de festas de formatura e o preço para locação acaba ficando mais salgado.

A escolha do dia da semana também interfere nos custos. É claro que dificilmente você terá interesse em fazer seu casamento numa segunda-feira, mas agendar o casamento para uma quinta, por exemplo, sai bem mais barato do que fazer em um sábado. É um dia viável, porque está próximo do fim de semana e os convidados podem se preparar previamente para a ocasião.

Carro na porta da Igreja

Aquela chegada glamourosa em uma limousine também sai bem cara. Em vez de gastar com o aluguel do veículo, você pode tentar contato com amigos ou conhecidos que tenham um carro bonito e que tenham disponibilidade de emprestar ou fazer este transporte por um preço bem mais em conta. Afinal, são só alguns instantes dentro do carro, mas que acabam valendo ouro!

Detalhes de decoração

Com a data do casamento já definida, escolha as flores da decoração da recepção e da Igreja de acordo com época. É a mesma lógica da feira, as flores da estação estarão com preços mais em conta.

Cerimonial e assessoria

Essa é uma questão delicada. Os gastos para mais ou para menos vão depender da disponibilidade do casal. Se tiver tempo para olhar todos os detalhes de perto, o ideal é que você não feche a locação de um salão de festas com um pacote completo (incluindo decoração, buffet, etc). Pesquisando os custos separadamente é possível conseguir preços melhores e um serviço bem mais personalizado, de acordo com as preferências do casal.

Dá trabalho, mas assim você pode colocar na ponta do lápis o que os concorrentes têm para oferecer em cada detalhe da festa. Se optar pelo cerimonial, procure ser bem firme nas negociações e no planejamento. Por conhecerem bem o mercado, eles têm boas condições de conseguirem desconto com os fornecedores.

dicas para economizar com os preparativos do casamento

Bolo de casamento

A decoração e todo o trabalho para montar um bolo de casamento não saem barato! Uma boa opção para reduzir esse custo é fazer a festa com um bolo fantasia. Ele enfeita a festa durante toda a recepção e o bolo de verdade sai da cozinha. Mais prático, melhor para a decoração e mais barato!

Vestido

Nós sabemos que este será o vestido mais memorável de todos que você já usou! É por isso mesmo que não vão faltar fotografias para você reviver este dia! Mas o melhor é que essas memórias fiquem somente nas fotografias mesmo. Comprar o vestido de noiva, principalmente se ele for feito por um estilista renomado, pode custar uma fortuna! A compra desta peça pode sair quatro vezes mais cara do que o aluguel.

Não faz sentido gastar todo esse dinheiro para uma roupa que será usada uma vez (no máximo duas, no dia da sessão de fotos). Ainda quanto à sua produção, pesquise bastante antes de fechar o famoso “dia da noiva”. Abrir mão de um dia cheio de requintes em um salão de beleza conceituado significa uma grande economia. E você não precisa sair perdendo por isso, vale pesquisar um profissional de confiança que possa te atender no conforto de sua casa.

Iniciar uma vida a dois não é fácil, nós sabemos disso! Mas toda essa preparação tem um enorme sentido. Empenhe-se em dar o seu melhor para gastar o que pode, sem deixar de ter uma linda ocasião. Converse sempre com seu parceiro (a) sobre os gastos e não deixe que a ansiedade por este momento estrague o principal: a harmonia entre vocês!

 

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close