6 dicas para ser mais produtiva

6 dicas para ser mais produtiva

Seu microondas está quebrado há mais de um mês, a variedade de roupas no armário só diminui, enquanto a pilha no cesto de roupas sujas continua crescendo, todas as vezes da semana em que abriu a geladeira você só encontrou uma garrafa com água e meio pote de manteiga com prazo de validade vencido, por fim, só hoje cedo você percebeu que o bilhete que estava pregado na porta desta mesma geladeira avisava sobre uma consulta médica agendada para dois dias atrás.

É o retrato do caos, mas poderia representar a rotina de qualquer pessoa com a agenda sempre cheia de compromissos e que precisa colocar a vida em ordem. A jornada de trabalho é longa, o tempo gasto no trânsito também atrapalha a vida, a cabeça está sempre a mil, cheia de preocupações e você precisa colocar tudo nos eixos para não enlouquecer!

Mas como fazer isso?Ainda que leve um certo tempo para mudar a rotina, listamos alguns passos que podem facilitar sua vida aos poucos.

Durma mais cedo

Por mais óbvio que o conselho pareça, com frequência nós não o seguimos. Mesmo depois de um dia cansativo, gastamos tempo mexendo no facebook, conversando pelo whatsapp e desperdiçando o que poderia converter-se em um delicioso tempo de sono. Desapegue-se do celular e comprometa-se mais com o seu sono.

Acorde mais cedo

Se você teve uma noite bem dormida, é sinal de que vai acordar com mais disposição. Esqueça a função “soneca” do seu despertador e levante da cama mais cedo. Este tempo será útil para fazer uma caminhada matinal, tomar um café da manhã com calma, abastecer o carro antes de chegar ao escritório e organizar as tarefas do dia com mais calma

Liste suas prioridades

Esqueça os lembretes espalhados pela casa ou a agenda que fica sempre na gaveta do escritório. Você precisa de algo mais objetivo e eficaz para lhe lembrar de seus compromissos. Use a tecnologia a seu favor, existem aplicativos que podem ser usados como bloco de notas e com alarmes para lembrar-lhe de seus compromissos. O Evernote e o Google Keep são bons exemplos de apps para lhe ajudar neste sentido. lembretes-no-celular

Sujou, limpou

Essa regra vale para que mora sozinha ou divide a casa com mais gente. Vamos combinar? Todo mundo tem uma rotina para cuidar e ninguém tem a obrigação de arrumar o que você bagunçou, não é mesmo? Então, se você pretende ganhar agilidade no dia a dia, não deixe para depois o que dá para fazer agora. Usou a louça? Lave em seguida. Tem roupa suja espalhada pelo quarto? Coloque no cesto imediatamente. Evitar a bagunça excessiva ao seu redor otimiza a sua rotina. Impede que você perca tempo procurando coisas importantes no meio da desordem, que chegue em casa cansada e ainda tenha que se preocupar com a pia cheia de louças, etc.

Melhore sua concentração

Mantenha o foco em uma tarefa por vez, por mais que isso pareça complicado. A gente acaba se acostumando a fazer reuniões respondendo emails, a fazer mais de uma coisa de uma só vez no trabalho, mesmo que nem sempre colocamos o nosso melhor em todas as tarefas ou que elas fiquem incompletas. Mude este hábito e passe a fazer uma coisa por vez. Provavelmente os resultados serão melhores e você vai otimizar seu tempo dando o melhor de si em cada atividade que realizar.

Não perca tempo com conversas improdutivas

Socializar com os colegas de trabalho é importante, mas saiba os momentos certos para fazer isso. Use seu tempo de intervalo, horário de almoço ou um happy hour pós-expediente para isso. No ambiente profissional sempre tem aquela pessoa que gosta de puxar papo com os colegas o dia todo, que faz fofoca, que cria especulações no cantinho do café. Fique fora dessas rodas, nada disso vai contribuir para melhorar seu dia ou sua rotina.

Crédito das fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close