6 indiretas para amigos que devem e não pagam

6 indiretas para amigos que devem e não pagam

Imagine a cena: sua melhor amiga está passando por um grande problema pessoal e te chama um dia para conversar e pedir ajuda. Nesta crise não está fácil para ninguém – e ela está realmente precisando de um dinheiro. Já tentou pegar um empréstimo, mas não conseguiu, e ela queria saber se você não teria como emprestar um dinheiro para ela. Sua situação está um pouco melhor, então você aceita – é isso que os amigos fazem, não é mesmo?

Só que o tempo passa e nada de ela falar em te devolver o dinheiro. Ela já até conseguiu um novo emprego e está toda feliz. Como lidar com esta situação?

Empréstimos para amigos e familiares são muito comuns, ainda mais nestes tempos difíceis. Só que se não for tudo feito com muita organização, a situação azeda logo. O ideal é que vocês combinem exatamente de que forma aquele empréstimo deve ser pago (de uma só vez? Em algumas parcelas?) e quando.

Dizem que o combinado não sai caro, mas muitas vezes ele acaba sendo esquecido. Para te ajudar a resolver este problema com muito bom humor, temos algumas sugestões de indiretas boas para amigos que devem mas não pagam!

1) Eu esqueci meu cartão hoje, pode pagar meu almoço?

Para aquele amigo que vive esquecendo a carteira em casa, por que não aproveitar e usar o feitiço contra o feiticeiro?

via GIPHY

2) A última vez fui eu quem paguei, essa pode ficar por sua conta?

Se o seu amigo parece ter esquecido que te devia dinheiro, que tal relembrá-lo de forma suave?

via GIPHY

3) Ando super sem dinheiro, não faço ideia de como gastei tanto dinheiro

Gente, onde foi parar o meu dinheiro? Espera, já sei… na SUA carteira!

via GIPHY

4) Nossa amizade é incrível, não? Fiquei feliz de te emprestar dinheiro daquela vez – não é isso que amigos fazem?

Eu amo tanto, tanto, mas tanto meus amigos! Sempre que precisar, conte comigo. E conte com meu apoio incondicional para devolver meu dinheiro!

via GIPHY

5) Lembra daquele dinheiro que te emprestei? Ele ajudou a resolver o seu problema?

Conta pra mim, seus problemas acabaram?

via GIPHY

6) Quando você acha que vai poder me devolver aquele dinheiro que te emprestei?

Se tanto tato e cuidado não funcionaram, vale a pena partir para uma abordagem direta.

via GIPHY

Brincadeiras à parte, cobrar amigos não é fácil mesmo. O mais indicado, neste tipo de situação, é que se você for mesmo emprestar o dinheiro, considere isso não como um empréstimo, mas como um presente. Desta forma, você não continua contando com um dinheiro que pode nunca mais receber de volta – e se um dia o amigo pagar, vai ser uma boa surpresa.

Afinal, não é à toa que existe o ditado: quando você faz um empréstimo para um amigo, ou você perde o dinheiro, ou o amigo.

via GIPHY

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close