6 passos para escrever uma carta de demissão

6 passos para escrever uma carta de demissão

Escrever uma carta de demissão ao pedir para sair de um emprego era um costume muito adotado anos atrás. Hoje, ela não é requisitada por todas as empresas, mas você pode checar em seu contrato de trabalho ou junto ao RH se precisa entregá-la para formalizar o desligamento.

Obrigatória ou não, ter ao menos um rascunho pode fazê-la se sentir mais segura ao sentar para conversar com seu chefe, pois a ajudará a organizar as ideias e, de quebra, manter as portas abertas. A seguir, veja como escrever uma carta de demissão. As dicas são do site The Everygirl.

1. Seja direta

Não é preciso começar com um prólogo, onde você diz que “infelizmente” está se demitindo, pedindo desculpas ou algo dessa natureza – negócios são negócios, você não precisa se desculpar por sua demissão. Abra a carta de uma maneira direta, notificando sua saída e informando quando será seu último dia de trabalho.

2. Agradeça

Mesmo que você tenha detestado essa experiência profissional, é inegável que ela contribuiu de alguma maneira em seu desenvolvimento e carreira. Por isso, expressar gratidão é sempre uma boa ideia – e, de quebra, isso causará uma ótima impressão. Algo como: “Eu aprendi muito em meu tempo de trabalho na ______ (empresa), e agradeço pelas oportunidades que me foram dadas”. Fuja de indiretas e de falas passivo-agressivas.

carta-de-demissao

3. Fale sobre o aviso prévio

Seu cumprimento ou pedido de dispensa também devem estar descritos no documento. Caso você opte por cumpri-lo, escreva a data em que ele terminará, assim, a empresa poderá se organizar para contratar outro colaborador. Na dúvida sobre como isso funciona, consulte o RH.

4. Discuta a transição

Abandonar projetos em andamento não é uma boa ideia para quem deseja manter as portas abertas – afinal, nunca se sabe do dia de amanhã. Diga se você estará disponível para treinar seu substituto. Se ainda não sabe como poderá auxiliar neste sentido, deixe isso claro na carta, se colocando à disposição para ajudar da forma que for preciso. Este não é um passo obrigatório, mas fará toda a diferença se você quiser deixar uma boa impressão.

5. Encerre de forma positiva

A finalização é sua última oportunidade de fechar este ciclo na empresa da melhor maneira possível. Agradeça mais uma vez e conclua com a data, sua assinatura e nome por extenso, conforme descrito no próximo passo.

6. Siga uma estrutura

Assim como qualquer documento, este também tem um começo, meio e fim específico, que o fará ter validade e ser funcional para o RH e para seus superiores. Veja um exemplo:

À (nome da empresa)

Prezado(s) senhor(es),

[Tópico 1]

[Tópico 2]

[Tópico 3]

[Tópico 4]

[Tópico 5]

Sem mais.

_____________, ___ de ___________ de ______.
(CIDADE), (DIA) (MÊS) (ANO)

_______________________________
(SUA ASSINATURA)

(SEU NOME POR EXTENSO)

Fotos: Shutterstock

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