7 atitudes antiprofissionais que você não nota

7 atitudes antiprofissionais que você não nota

Muitos ambientes de trabalho estão cada dias mais casuais. Nesse contexto, é preciso cuidado para não perder a mão e assumir atitudes antiprofissionais sem se dar conta.

Mesmo que o escritório seja todo descolado e você não precise mais usar roupa social, como você se comporta e se relaciona com os colegas influencia – talvez até mais do que antes – a forma como você e seu trabalho são vistos. Brincadeiras de mau gosto, que deixam os outros sem graça, por exemplo, são cada dia menos toleradas.

Alguns comportamentos a serem evitados são mais conhecidos. Outros, entretanto, podem estar passando despercebidos por você. Veja se está tendo alguma dessas atitudes – e, se estiver, pode ser hora de revê-las.

1) Comentar a aparência dos colegas de trabalho

Pode ser que, na sua cabeça, você só esteja sendo simpática ou fazendo uma brincadeira inocente, mas comentários sobre o que a pessoa está vestindo ou sobre sua aparência física podem ser muito desconfortáveis e até mesmo desrespeitosos. Se você tem intimidade com a pessoa, tente sempre se colocar no lugar dela antes de falar alguma coisa. Na maior parte dos casos, entretanto, é simplesmente melhor evitar esse tipo de atitude.

2) Fazer perguntas pessoais

Depois de criar uma rotina com os colegas de trabalho, é comum que assuntos pessoais surjam na roda. Cada um, entretanto, tem uma visão diferente sobre o que deseja compartilhar no trabalho e com quais colegas. Por isso, é preciso ter muito cuidado com o tipo de pergunta que vai fazer a alguém. É importante ter em mente que essa situação pode colocá-la em uma situação incômoda e criar um clima ruim entre você e a equipe.

3) Flertar

Se interessar por alguém da equipe não é algo tão raro, afinal, são muitas horas diárias passadas lado a lado. Apesar disso, essa é uma conduta mal vista em muitas empresas. Mesmo que não haja proibição, é preciso deixar as investidas para fora do ambiente de trabalho e ter muita cautela para que elas não soem invasivas e antiprofissionais.

4) Ficar no celular o tempo todo

O celular fazem parte da vida pessoal e profissional da maioria das pessoas. Por isso, checar as notificações durante o trabalho é normal em grande parte das empresas. No entanto, perder a noção de limite e deixar que o uso do aparelho prejudique o seu trabalho ou dê a impressão de que está descomprometida com as funções é um grande tiro no pé.

atitudes_antiprofissionais_interna

5) Compartilhar demais

Compartilhar emoções, histórias engraçadas e até mesmo vergonhosas faz parte do dia a dia com pessoas que temos intimidade. No ambiente de trabalho, entretanto, é importante tirar um tempinho para pensar antes de contar as memórias de bebedeiras, o que pensa em relação a outros colegas e mesmo os problemas pelos quais está passando. Deixe para ter essas conversas com as pessoas que são mais próximas de você. O mesmo vale para as redes sociais: se não quer que seu chefe saiba, é melhor não postar.

6) “Revirar os olhos”

Lidar com chefes e supervisores não é fácil. Muita gente, entretanto, prefere lidar com essa situação sendo “reclamona”, fazendo pouco caso ou “revirando os olhos” a cada instrução ou pedido. Críticas ao trabalho do outro são normais, mas elas devem ser feitas de maneira consistente e não na base do descaso.

7) Dar apelidos aos colegas

Muita gente acha carinhoso ou engraçado dar um apelido a um colega de trabalho, mas não é difícil desagradar ou ofender uma pessoa com essa atitude. Para evitar esse problema, garanta que você tem intimidade com a pessoa antes de chamá-la por qualquer outro nome que não seja o dela. Na dúvida, é simplesmente melhor não apelidar os outros.

*Com informações do texto “11 Things You Don’t Realize Are Unprofessional, But Are”, de Lily Feinn.

 

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close