7 atitudes antiprofissionais que você não nota

7 atitudes antiprofissionais que você não nota

Muitos ambientes de trabalho estão cada dias mais casuais. Nesse contexto, é preciso cuidado para não perder a mão e assumir atitudes antiprofissionais sem se dar conta.

Mesmo que o escritório seja todo descolado e você não precise mais usar roupa social, como você se comporta e se relaciona com os colegas influencia – talvez até mais do que antes – a forma como você e seu trabalho são vistos. Brincadeiras de mau gosto, que deixam os outros sem graça, por exemplo, são cada dia menos toleradas.

Alguns comportamentos a serem evitados são mais conhecidos. Outros, entretanto, podem estar passando despercebidos por você. Veja se está tendo alguma dessas atitudes – e, se estiver, pode ser hora de revê-las.

1) Comentar a aparência dos colegas de trabalho

Pode ser que, na sua cabeça, você só esteja sendo simpática ou fazendo uma brincadeira inocente, mas comentários sobre o que a pessoa está vestindo ou sobre sua aparência física podem ser muito desconfortáveis e até mesmo desrespeitosos. Se você tem intimidade com a pessoa, tente sempre se colocar no lugar dela antes de falar alguma coisa. Na maior parte dos casos, entretanto, é simplesmente melhor evitar esse tipo de atitude.

2) Fazer perguntas pessoais

Depois de criar uma rotina com os colegas de trabalho, é comum que assuntos pessoais surjam na roda. Cada um, entretanto, tem uma visão diferente sobre o que deseja compartilhar no trabalho e com quais colegas. Por isso, é preciso ter muito cuidado com o tipo de pergunta que vai fazer a alguém. É importante ter em mente que essa situação pode colocá-la em uma situação incômoda e criar um clima ruim entre você e a equipe.

3) Flertar

Se interessar por alguém da equipe não é algo tão raro, afinal, são muitas horas diárias passadas lado a lado. Apesar disso, essa é uma conduta mal vista em muitas empresas. Mesmo que não haja proibição, é preciso deixar as investidas para fora do ambiente de trabalho e ter muita cautela para que elas não soem invasivas e antiprofissionais.

4) Ficar no celular o tempo todo

O celular fazem parte da vida pessoal e profissional da maioria das pessoas. Por isso, checar as notificações durante o trabalho é normal em grande parte das empresas. No entanto, perder a noção de limite e deixar que o uso do aparelho prejudique o seu trabalho ou dê a impressão de que está descomprometida com as funções é um grande tiro no pé.

atitudes_antiprofissionais_interna

5) Compartilhar demais

Compartilhar emoções, histórias engraçadas e até mesmo vergonhosas faz parte do dia a dia com pessoas que temos intimidade. No ambiente de trabalho, entretanto, é importante tirar um tempinho para pensar antes de contar as memórias de bebedeiras, o que pensa em relação a outros colegas e mesmo os problemas pelos quais está passando. Deixe para ter essas conversas com as pessoas que são mais próximas de você. O mesmo vale para as redes sociais: se não quer que seu chefe saiba, é melhor não postar.

6) “Revirar os olhos”

Lidar com chefes e supervisores não é fácil. Muita gente, entretanto, prefere lidar com essa situação sendo “reclamona”, fazendo pouco caso ou “revirando os olhos” a cada instrução ou pedido. Críticas ao trabalho do outro são normais, mas elas devem ser feitas de maneira consistente e não na base do descaso.

7) Dar apelidos aos colegas

Muita gente acha carinhoso ou engraçado dar um apelido a um colega de trabalho, mas não é difícil desagradar ou ofender uma pessoa com essa atitude. Para evitar esse problema, garanta que você tem intimidade com a pessoa antes de chamá-la por qualquer outro nome que não seja o dela. Na dúvida, é simplesmente melhor não apelidar os outros.

*Com informações do texto “11 Things You Don’t Realize Are Unprofessional, But Are”, de Lily Feinn.

 

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Mande sua dúvida ou conte a sua história para a gente através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima"

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close