7 atitudes simples para deixar a rotina de trabalho mais leve

7 atitudes simples para deixar a rotina de trabalho mais leve

Você fica horas demais trabalhando e acaba sem espaço para ter uma rotina de trabalho mais leve. E não pense que, para isso, você terá que mudar completamente seu cotidiano. Bastam pequenas atitudes e detalhes para ir de um dia maçante e cansativo para um expediente mais prazeroso e com menos estresse. A boa notícia é que é possível adotá-las, independentemente de qual cargo você exerce. Permita-se relaxar e trabalhar duro – e não pesado – e deixar tudo à sua volta muito mais leve com essas atitudes.

1. Sente-se confortavelmente

Quantas horas você fica sentada por dia? Se a resposta foi “muitas”, então, você precisa, no mínimo, ter uma boa relação com sua cadeira. Quando se trabalha em home office, o ideal é ter um móvel confortável – e, acredite, o investimento vale a pena. Se esse não for o caso, converse com seu superior para verificar a possibilidade de a empresa adquirir cadeiras mais ergonômicas. Sua saúde agradece!

2. Alongue-se

A atitude também é muito importante para manter a saúde em dia e evitar doenças ocupacionais, como tendinite e bursite. Faça isso a cada duas horas.

3. Ouça música

Uma boa trilha sonora pode ser o que você precisa naqueles momentos onde falta inspiração ou quando parece que o estresse vai lhe dominar. O Spotify tem uma série de playlists temáticas que facilitam a tarefa. Se o objetivo for fugir das conversas ao redor e aumentar o foco, vale investir em um bom headphone com espuma para isolamento acústico.

rotina-trabalho-leve

4. Pause para meditar

Bastam 10 minutos ao dia para voltar aos eixos e expulsar o estresse. Aplicativos como Headspace (gratuito para Android e iOS) oferecem meditação guiada focada no mindfulness – método que consiste em trazer a mente para o momento presente, com atenção plena. Isso alivia a ansiedade e aumenta o foco, ajudando a terminar a jornada de trabalho de um jeito muito mais leve. Dedique um tempinho à atividade em sua hora de almoço e veja os resultados. Se não der para meditar, respire fundo algumas vezes ao longo do expediente.

5. E para tomar café

Ou chá, leite… o importante é que haja essa pausa no meio do expediente para deixar a mente respirar. Pegue sua xícara e puxe conversa com seus colegas, mesmo aqueles que não são do seu setor. Tirar o foco do problema que você está tentando resolver refresca a mente – e você pode voltar para a mesa com a solução na ponta da língua. Além disso, esses momentos podem ser muito benéficos para seu networking.

6. Troque o papel de parede do computador

Pode parecer algo pequeno, mas ficar olhando para uma tela preta não é nada inspirador. Se a empresa permitir, coloque uma imagem bonita na área de trabalho – fotos da natureza costumam ser as mais relaxantes. Vale pesquisar na internet ou selecionar cliques feitos por você mesma.

7. Seja leve

Você não tem controle sobre o que as pessoas pensam e dizem, mas pode controlar sua maneira de lidar com isso. Trilhar o caminho da leveza é um exercício diário que pode mudar sua rotina e também a de quem a cerca.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close