7 cursos para mulheres interessadas em questões de gênero

7 cursos para mulheres interessadas em questões de gênero

*Gabriela Silva, do Impulso Beta.

Direitos da mulher, empoderamento feminino, igualdade de gênero, liderança feminina e outros subtemas fazem parte do atual boom de interesse nas questões relacionadas à participação social e econômica das mulheres. Parece que nos últimos anos essa pauta se tornou onipresente: vemos matérias sobre mulheres de destaque, iniciativas bacanas que promovem a ascensão da mulherada nos mais diversos campos de atuação e ações de organizações de grande porte  – como a ONU Mulheres e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal. O tema também passou a ser foco de grupos de estudos em grandes universidades e quem tem interesse em buscar profundidade na discussão tem boas opções em mãos.

Harvard, Stanford e London School of Economics (LSE) são algumas das instituições com pesquisas e programas estruturados na temática. Nesses lugares, as alunas descobrem fatos e fazem perguntas que ninguém nunca lhes fez antes. Até que ponto as diferenças entre homens e mulheres estão ligadas a inclinações naturais e onde entra o papel da cultura e da educação? Por que as mulheres, ainda que com o mesmo acesso à educação em boa parte do mundo, seguem com salários inferiores? Como as mulheres são representadas na mídia e nas diferentes religiões? Como estereótipos de gênero influenciam a política e a economia?

Você também pode gostar:
Vídeo: Como as marcas começaram a entender o empoderamento feminino
As mulheres querem produtos que as representem
Clubes culturais e feministas para aderir em 2016

Ao contrário  do que se pensa, a discussão não é só sobre mulheres: nestes centros de estudos, um grande objetivo é entender como nossa visão de mundo é criada e os conceitos são construídos. Além disso, como é um campo que cobre diferentes assuntos, a aluna pode escolher um programa que tenha maior relação com seus interesses profissionais – uma abordagem de análise econômica ou de direitos humanos, por exemplo. Em qualquer carreira que atue, ela poderá aplicar o que aprendeu com os estudos de gênero.

Se você gostou dessa ideia, elencamos setes programas de mestrado e cursos de especialização de universidades renomadas. Veja na próxima página!

1. Programa de Mulheres e Políticas Públicas de Harvard

É Harvard, precisa dizer mais? Sim, esse programa é incrível e oferece uma série de cursos sobre temas específicos com um olhar de gênero, como em liderança, gestão e tomada de decisões, saúde pública e teoria do cinema. Você se especializa nesses assuntos, mas com um olhar diferenciado. Tudo isso em uma das universidades mais prestigiadas do mundo. Aliás, mesmo se não puder fazer algum curso, vale a pena acompanhar os excelentes podcasts e artigos publicados pelo programa.

2. Instituto de Pesquisa em Gênero Michelle R. Clayman, de Stanford

Fundado em 1974, o instituto oferece vários programas de estudo com o objetivo de promover a igualdade de gênero. O local oferece cursos, programas de pesquisa e proporciona um networking de especialistas e advogadas da causa. Um dos mais interessantes é o programa “Voz & Influência”, que ensina como as mulheres podem se empoderar e criar organizações que impulsionem o crescimento de todos os funcionários.

3. Instituto de Pesquisa em Mulheres, Gênero e Sexualidade, de Columbia

O instituto oferece cursos semestrais de diferentes tópicos com um olhar feminista, além da graduação em gênero e um certificado de especialista em feminismo. Se você tem interesse em teoria feminista, esse instituto tem ótimas opções a oferecer.

Gabriela Loureiro_miniaturaDivulgação/Impulso Beta

4. Instituto de Gênero da London School of Economics (LSE)

O instituto de gênero mais reconhecido da Europa, de uma das melhores universidades do mundo, oferece cinco mestrados sobre relações de gênero. Alguns são mais gerais e outros mais específicos, como o de “Gênero, Mídia e Cultura” e o de “Gênero, Política e Desigualdade”. Todos os cursos são interdisciplinares e têm uma abordagem global com o objetivo de mapear e intervir na natureza dos processos sociais. “Se você está interessado nas relações globais de poder, uma análise de gênero é essencial”, já diz o programa.

Veja mais cursos na próxima página!

5. Programa Gemma, da Erasmus

O Gemma é o primeiro mestrado do programa Erasmus Mundus, apoiado pela Comissão Europeia. O mestrado oferece competência profissional e acadêmica em várias áreas de estudos de gênero e é reconhecido como um dos melhores mestrados desta área na Europa. Uma característica interessante do Gemma é que, como é resultado da união de várias universidades, você cursa dois semestres em cada país participante, incluindo Hungria, Itália, Reino Unido, Espanha e outros.

6. Programa Matilda, da Erasmus

Parecido com o GEMMA, o Matilda faz parte do programa de estudos da União Europeia, mas com um enfoque em história. O mestrado tem dois anos de duração e seus interesses principais são “Teoria de Gênero”, “História de Gênero”, “História de Gênero e Trabalho” e “História da Europa”. Assim como o GEMMA, oferece intercâmbio entre as universidades de Viena (Áustria), Lyon (França), Sofia (Bulgária) e Universidade Europeia Central, em Budapeste (Hungria).

7. Estudos Sociais de Gênero da Universidade de Lund

A Universidade de Lund é a mais prestigiada da Suécia e sempre ocupa boas posições nos rankings das 100 melhores universidades do mundo. O programa oferece um mestrado científico interdisciplinar na área de sociologia com aulas sobre teorias feministas e prepara os alunos profissionalmente para atuar, com uma abordagem crítica, em campos como saúde, desenvolvimento, políticas públicas e gestão organizacional. Tudo em inglês e na Escandinávia, a região do mundo mais evoluída no quesito igualdade de gênero.

*Gabriela Silva é jornalista e mochileira. Apaixonada por questões de gênero, é também estudiosa do tema. Já publicou em VEJA, Superinteressante e Capricho.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Impulso Beta

Impulso Beta

Mulheres que inspiram

close