7 desculpas que damos a nós mesmas para comprar

7 desculpas que damos a nós mesmas para comprar

Uma boa compra pode significar a aquisição de um item realmente útil ou a realização de um desejo pessoal. Quando não há um motivo forte para justificá-la, é muito provável que você esteja comprando por impulso! Nesse caso, é comum tentar encontrar uma desculpa para prosseguir com aquele gasto desnecessário – e com a consciência limpa.

Se você pensa isso:

“Porque quando eu compro, o mundo fica melhor”

via GIPHY

E sabe que as coisas estão fora do controle – leia-se: a sua casa está cheia de itens que você nem usa, o seu salário mal consegue cobrir a fatura do cartão de crédito ou você já está afundada em dívidas – pode ser uma boa hora para se afastar das compras e repensar os seus motivos para gastar.

via GIPHY

Para isso, confira esta seleção de desculpas que damos a nós mesmas para justificar as compras sem sentido e descubra se você se identifica com elas.

1- “Hoje eu mereço”

“Eu mereço um príncipe, um rei… toda essa m*”

via GIPHY

Quem nunca acordou atrasada, teve um dia difícil no trabalho ou brigou em casa e partiu para a máxima: “hoje eu mereço”, para justificar aquela compra totalmente desnecessária?

2- “Essa vai ser a última”

“Isso é falso”

via GIPHY

Prometer que no mês que vem abandonará as compras sem sentido e recuperará o controle sobre o próprio dinheiro é uma clássica desculpa esfarrapada que damos a nós mesmas enquanto abrimos a carteira.

3- “Eu estou precisando muito de um”

“Eu não tenho absolutamente nada para vestir”

via GIPHY

Você pode ter 5 regatas brancas no armário, mas age como se o look da vida inteira fosse ser salvo pela 6ª unidade da peça “extremamente necessária”.

4- “Era a última da loja”

via GIPHY

Você ainda nem conseguiu pensar se a fruteira amarela vai combinar com qualquer coisa na sua cozinha, mas assim que o vendedor diz que “é a última da loja”, você já logo inventa um motivo para levá-la.

5- “Eu sempre quis um desses”

via GIPHY

Você realmente “sempre quis um desses” ou entre o seu horário de almoço e o fim do expediente você decidiu que aquele era o seu grande sonho de consumo?

6- “Estava em promoção”

via GIPHY

Todo mundo gosta de uma promoção, mas comprar um item só porque ele está mais barato – e sem nem verificar se ele realmente está mais barato – é um grande sinal de que você está se enganando.

7- “Eu vou usar muito”

via GIPHY

Será mesmo que aquele vestido será uma peça curinga no seu guarda-roupa ou você está apenas se dando uma desculpa para comprá-lo?

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close