7 dicas para conservar o material escolar o ano todo

7 dicas para conservar o material escolar o ano todo

Todo ano é a mesma coisa: você compra o material escolar das crianças e, depois de dois meses, muitos itens já precisarão ser repostos em função de mau uso. Porém, com alguns cuidados simples e muita conversa, é possível virar esse jogo. Especialistas ensinam medidas que os pais podem tomar para conservar o material escolar das crianças e fazê-lo durar o ano todo – e, por que não, render até o ano seguinte.

1. Tenha uma conversa franca

Estabelecer o diálogo com os pequenos é fundamental para que eles entendam a importância de manter os cuidados com o material escolar. Aproveite para dar uma lição de educação financeira, mostrando o valor de cada item. “É válido lembrá-los de que eles são responsáveis pelos materiais e da importância deste cuidado para a preservação do meio ambiente”, diz a orientadora educacional Rosimeire Aparecida Vicente, do Colégio Franciscano Pio XII.

2. Faça um checklist de cuidados

Depois da conversa, defina quais regras a criança terá que cumprir para manter o material bem conservado. Coloque-as em uma lista, que pode ser impressa e colada em um lugar que a criança terá acesso frequente, como a agenda. Algumas das medidas que podem entrar na lista são:

  • Lave e enxugue as mãos antes de manusear o material;
  • Use sempre os dois lados das folhas;
  • Aponte o lápis somente quando necessário;
  • Guarde os cadernos na mochila sempre fechados;
  • Mantenha a mochila organizada;
  • Guarde todos os lápis, canetas, lapiseiras e afins no estojo.

3. Prefira mochilas impermeáveis

Acessórios de pano podem ser mais em conta, mas não protegerão o material em caso de uma chuva forte – ou seja, o barato pode sair caro. Então, desembolse um pouco mais para adquirir uma mochila impermeável, que protegerá os itens escolares das variações climáticas.

conservar-material-escolar

4. Encape livros, cadernos e dicionários

O famoso papel Contact é um verdadeiro salva-vidas para manter estes itens em dia. Isso porque eles evitam que as capas criem orelhas, descasquem ou sujem. A medida pode fazer com que eles durem anos a fio, podendo até ser doados para outras crianças. Aplicá-lo pode ser trabalhoso, mas vale a pena!

5. Etiquete os itens

Cada caneta que seu filho perde é um gasto a mais que você terá ao longo do ano. Colocar seu nome é uma medida simples para que, em caso de perda, o material possa ser encontrado. “Mesmo nomeando todos os materiais, pode ser que a criança o perca, então orientamos que os pais vejam se há um espaço de achados e perdidos na escola”, ensina Vicente.

6. Mantenha o material escolar organizado

Nada de jogar tudo na mochila: cada item precisa ser colocado em seu devido lugar. O mesmo vale para aqueles materiais que ficam em casa. “Aqui, é válido ter um espaço fixo para que elas organizem seus pertences e não os deixem espalhados em qualquer lugar”, aponta a orientadora educacional Cleonice Loureiro Martini, do Colégio Mary Ward.

7. Cuidado com a lancheira

Basta que ela esteja mal fechada para um verdadeiro desastre ocorrer na mochila de seu filho. Na hora de comprar, certifique-se que ela possui boas travas e que é segura.

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close