7 dicas para ser saudável sem gastar muito

7 dicas para ser saudável sem gastar muito

Cuidar bem da saúde vai muito além do que manter os exames médicos em dia. Adotar hábitos saudáveis no cotidiano, além de melhorar a qualidade de vida, pode trazer benefícios para o bolso. No Dia Mundial da Saúde, nada melhor do que pensar em algumas alternativas para a rotina que deixem a vida mais leve e menos onerosa.

Ainda que certos hábitos sejam vistos com certa relutância – afinal, mudar a rotina requer esforço – vale a pena fazer o teste para experimentar os benefícios depois de um período de adequação. É bem possível que vocês não queiram mais abrir mão da rotina saudável!

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Cozinhe mais

Lasanhas que ficam prontas em 10 minutos, pratos prontos que só precisam ir ao microondas por 5 minutos, tudo isso é mesmo muito prático, mas nada benéfico para sua saúde e para o seu bolso. Procure comprar alimentos frescos e programe-se ainda no início da semana para elaborar um cardápio leve para comer ao longo dos dias. Além de gastar menos, seu corpo agradece os nutrientes recebidos.

salada

Cuide melhor de seu sono

Chegar em casa cansada do trabalho, preparar seu jantar, lavar roupas e antes de dormir ainda se jogar no sofá para ver televisão, gastar algum tempo vendo as suas redes sociais e jogar candy crush. Quando você olha na cabeceira da cama já passou de meia noite, mas mesmo cansada o seu sono não vem. No dia seguinte você já sabe: já vai acordar cansada.

Esse ritmo acelerado prejudica o seu humor e, por consequência, sua produtividade. Mude seus hábitos para dormir mais cedo e também acordar cedinho. Seu dia rende mais e você ganha mais tempo para cuidar de si.

sono

Mexa-se

Aproveitando a dica acima, use a primeira hora da sua manhã para fazer uma boa caminhada ou mesmo uma corridinha. Se morar perto de um parque ou em uma região bem arborizada, ainda melhor, bem mais interessante do que correr no ambiente fechado de uma academia. Nada melhor do que começar o dia com uma boa dose de endorfina (hormônio gerado durante a atividade física) para deixar o corpo bem disposto e melhorar o nosso humor.

caminhada

Evite o estresse

Curtir o pôr-do-sol em uma praça bonita, andar de bicicleta/skate/patins no parque, visitar alguma região ou prédio histórico de sua cidade. São atividades simples e que não tomam tanto tempo, mas fazem um bem danado para nós mesmas. Em alguns lugares é possível fazer atividades em turma sem pagar nada, como aprender técnicas de ioga e meditação. Fique sempre de olho na programação dos espaços públicos da cidade onde mora. Seja no dia a dia ou no fim de semana, reserve um tempinho para explorar melhor a cidade e ver o que ela tem de bom para lhe oferecer. Além do bem-estar que isso proporciona, você não precisa desembolsar dinheiro.

meditacao

Use mais a sua bicicleta

Com o preço da gasolina nas alturas, quanto menos você tirar seu carro da garagem melhor. Para quem tem a possibilidade de ir ao trabalho de bicicleta, essa dica é de ouro. Você evita o desgaste de ficar presa no trânsito e ainda colabora com o meio ambiente. Se este não for o seu caso, tente ao menos substituir o carro pela bicicleta em outras ocasiões, como visitar um alguém, fazer um passeio ou resolver alguma questão nas proximidades de casa.

bicicleta

Beba bastante água

Quer um remédio para deixar a pele e as unhas mais bonitas, auxiliar na redução de celulites, hidratar os cabelos e regular as funções do organismo? Beba dois litros d’água por dia. A solução, além de barata, não requer receita médica. A dica é simples e não precisa de muito esforço para ser colocada em prática. Deixe sempre uma garrafinha por perto e vá se hidratando ao longo do dia.

beber-agua

Divirta-se

Dê mais cor à sua vida para manter o alto astral e a motivação no cotidiano. Ninguém consegue ser feliz se viver somente em função dos deveres e obrigações. Se não nos policiarmos, estaremos sempre preocupadas com as tarefas pendentes no trabalho, com o filho que não anda com boas notas na escola, entre outras coisas. Tire tempo para dedicar-se a um hobby, passeie com seus amigos, relembre bons momentos para lhe arrancar umas boas risadas, elas podem ser uma excelente arma para combater o estresse e a ansiedade.

amigas

Crédito das fotos: Shutterstock

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