7 dicas para trabalhar com mais autoconfiança

7 dicas para trabalhar com mais autoconfiança

Trabalhar com autoconfiança é fundamental para que você possa usar todo o seu potencial, aceitar desafios e arriscar. Quando ela está em baixa, você duvida da própria capacidade e não reconhece todo o valor que tem. Se você for confiante o bastante, utilizará melhor seus talentos e habilidades, crescerá mais rápido e terá muitas chances de atingir seus objetivos.

Inspiradas em matéria feita pelo site The Everygirl sobre este tema, listamos dicas para que você tenha mais autoconfiança quando o assunto for trabalho e não perca mais oportunidades. Confira.

Você também pode gostar:
Saiba identificar e combater a Síndrome do Impostor
Veja 9 erros comuns em entrevistas de emprego e como evitá-los
Como as mulheres podem se ajudar profissionalmente

1. Comece aos poucos

Ampliar a autoconfiança não é algo que acontece do dia para a noite, essa mudança vai acontecer aos poucos. Estabeleça metas menores e expectativas realistas. Foque em algo no qual você seja realmente boa – seja lidar com pessoas, números ou preparar relatórios complexos. Reconheça essa habilidade e admita que faz um ótimo trabalho. Com o passar do tempo, você se sentirá mais confortável para perceber que realmente merece reconhecimento pelo que faz.

2. Peça o que você quer

Para pessoas mais tímidas, pedir o que se quer pode ser assustador. Você pode sentir que estará sendo presunçosa ou rude. Porém, saiba que na maioria das vezes, se você pedir algo que merece, irá conseguir o que quer. Se está na mesma empresa há dois anos, fazendo um excelente trabalho e sem aumento, peça um e seja objetiva ao justificar o motivo de merecê-lo. O máximo que você pode ouvir é não. Já se a resposta for sim, se sentirá muito mais confiante por ter a merecida recompensa pelo bom trabalho.

3. Aceite falhas e não tema as críticas

Para pessoas menos confiantes, é muito fácil reconhecer fraquezas. Em vez de se repreender quando algo der errado ou você não fizer um trabalho perfeito, lembre-se de que isso acontece com todo mundo. A diferença é que, no caso de mulheres confiantes, elas não têm tempo para ficar remoendo as falhas – em vez disso, focam na solução dos problemas e no aprendizado que eles proporcionam. Então, da próxima vez que seu chefe lhe der um feedback negativo sobre um projeto, não se sinta constrangida. Admita seu erro e siga em frente. Quando alguém faz críticas construtivas, está investindo em você e acredita que acertará da próxima vez. No longo prazo, quanto mais você aceitar as próprias falhas e menos levar as críticas para o lado pessoal, mais forte se tornará.

dicas-trabalhar-autoconfiança

4. Diga sim

Para pessoas confiantes, aproveitar novas oportunidades e aceitar desafios é algo estimulante, enquanto para as inseguras isso pode ser assustador. Mas não adianta fugir, apenas aceite os novos desafios que surgirem. Acredite em suas habilidades, não pense que uma nova tarefa está além de sua capacidade. Quanto mais você acreditar que pode fazer algo, mais as outras pessoas também confiarão em você. Quando estiver procurando emprego, não descarte vagas por não ter 100% dos requisitos. Seja honesta quanto aos seus conhecimentos e experiências, mas acredite que pode sempre aprender. Mesmo que não preencha os 10 requisitos de uma vaga, e sim 8, uma profissional como você pode ser exatamente o que o empregador esteja buscando. Seu empenho pode despertar mais interesse no empregador do que a experiência que você já acumulou até aqui.

5. Saiba que não é a única a querer ter mais confiança

Embora você possa achar que é a pessoa mais insegura do mundo, saiba que não está sozinha. Muitas se sentem assim, mas talvez não demonstrem. Você pode se sentir uma fraude e pensar que, mais ou cedo ou mais tarde, irão descobrir que você não é tão competente. Deixe esta Síndrome do Impostor de lado e confie no próprio taco. Se você tem um bom emprego ou um cargo de destaque é porque merece.

6. Valorize suas conquistas

Dê valor a tudo que conquistar – não apenas às conquistas da área profissional. Sinta-se orgulhosa se concluiu um curso, foi bem em uma prova ou conseguiu fazer aquela posição difícil na aula de yoga. De conquista em conquista – das menores àquelas das quais você se orgulha imensamente – você irá reconhecer suas capacidades e fortalecer a autoconfiança. Quantas vezes você fez algo que achou que não conseguiria? Quando a insegurança bater, lembre-se dessas realizações.

7. Cuide bem de si mesma

Separe um tempo para si e cuide-se sempre com carinho. Como anda sua alimentação? Você tem praticado atividades físicas regularmente, se dedicado a um hobby? Tem se sentido bonita? Procure o que lhe faz bem e dá prazer. Quanto mais você se cuidar, melhor se sentirá – o que estimula a autoconfiança.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close