7 dicas para vencer a timidez e avançar na carreira

7 dicas para vencer a timidez e avançar na carreira

Ser tímida não é um defeito e você não precisa se martirizar, pois isso faz parte de quem você é. Mas saber como vencer a timidez nos momentos certos pode ajudá-la a alçar voos maiores na carreira. Acredite: ela não é uma assombração, nem um defeito. Com essas dicas, você aprenderá a lidar melhor com esse traço de personalidade e não deixará que ele atrapalhe seu desenvolvimento profissional.

1) Conheça-se

Já parou para pensar por que você é tão tímida? Podem existir várias causas por trás dessa característica. Mergulhe em si mesma e, nesse processo, tome cuidado para não comprar aquela tendência tão comum entre os tímidos de encontrar apenas defeitos. Resgate suas qualidades! Neste processo, vale a pena recorrer a amigos, familiares e até à terapia e coaching.

2) Enfrente o medo

A timidez é o medo de algo – principalmente do julgamento do outro. Geralmente, uma pessoa tímida se preocupa como os outros irão avaliá-la, com aquela sensação de que todas as atenções estão voltadas para seu menor vacilo. Mas, acredite, isso não acontece. Além disso, se você errar e os outros verem, está tudo bem. Então, é ok ficar vermelha ou com a mão suando. Siga em frente!

3) Seja honesta com os compromissos

Quando se é tímida, ou se assume todos os compromissos possíveis – pois o medo de dizer “não” é maior do que o de ficar sobrecarregada – ou não assume nenhum com receio de se destacar. É fundamental equilibrar essa balança para vencer a timidez e adquirir confiança na vida profissional. Você se sentirá capaz de arcar com seus deveres de uma maneira saudável, o que também aumentará sua autoconfiança.

como-vencer-timidez-trabalho

4) Experimente

É natural que você encontre artifícios para escapar de situações embaraçosas. Essa é a hora de se livrar desses mecanismos de defesa e encarar a vida nua e crua. Por exemplo, se você faz tudo para almoçar sozinha, experimente convidar um colega. E nada de procrastinar, ok?

5) Melhore sua postura

O jeito que você se apresenta para o mundo determina muita coisa. Que tal também fazer uma mudança de fora para dentro? Em vez de andar curva, mantenha a postura ereta, olhe para frente e faça o possível para melhorar sua autoconfiança – vale até se arrumar mais, se isso tiver impacto em sua autoestima. Isso mudará o jeito que o mundo lhe enxerga e lhe ajudará a seguir em frente.

6) Pegue leve

Dar um passo maior que a perna pode ser motivo de muita frustração – e para você voltar para seu casulo. Seja gentil consigo mesma e vá aos poucos. Você pode começar expondo uma ideia para o colega da mesa ao lado e, quando menos esperar, já estará apresentando projetos aos seus superiores. O importante é ir com calma, afinal, de grão em grão, a galinha enche o papo.

7) Procure apoio

Se você lida com a timidez há muito tempo, já deve ter ouvido aquele famoso “Por que você não faz aula de teatro?”. O conselho pode parecer batido, mas funciona. Também vale fazer aulas de oratória e outras atividades que lhe ajudem a desinibir. Há quem encontre isso na dança ou em outros hobbies. Terapia e coaching também tornam esse processo mais ágil e menos incômodo.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close