7 ditados sobre dinheiro que você não deve esquecer

7 ditados sobre dinheiro que você não deve esquecer

Ditados populares fazem parte da vida desde a nossa infância. De certa forma, é um jeito bem simples de pais e avós nos transmitirem ensinamentos simples, porém fundamentais para a vida toda. Muitas aqui já devem ter escutado quando crianças aquela história de que “Deus ajuda quem cedo madruga”, para criar o hábito de dormir cedo. E quantas já devem ter levado uma bronca ao fazer cara feia na hora de ganhar um presente sem graça. “Olha a falta de educação, menina! Em cavalo dado não se olha os dentes”.

Os exemplos são muitos e, como já dissemos, os ditados trazem lições curtas sobre situações importantes na vida. Para quem não se recorda de alguns bem fundamentais ou não reflete a respeito deles há um bom tempo, trazemos alguns ditos populares que envolvem nossa relação com dinheiro.

1) Dinheiro não traz felicidade 

Há quem retruque essa afirmação de um jeito bem objetivo: “se é assim, me dê o seu e seja feliz!”. É uma resposta brincalhona, mas que tem lá seu fundamento. Sabemos que dinheiro não é a única coisa que importa na vida, mas você pode garantir uma vida mais tranquila e equilibrada se souber administra-lo. Note que não estamos falando aqui de acumular bens, mas sim de viver com as finanças em ordem para ter mais tranquilidade.

dinheiro_nao_traz_felicidade

2) Tempo é dinheiro

Essa é uma verdade nua e crua. Se você perde tempo trabalhando em algo que não gosta, você perde um tempo precioso que poderia ser usado para buscar uma profissão mais alinhada com seu perfil e que pode até lhe proporcionar ganhos melhores. Da mesma forma, se você deixa de estudar, o tempo vai passando sem que você lapide suas habilidades e sua carreira levará mais tempo para decolar.

tempo_e_dinheiro

3) Quem come e guarda, duas vezes põe a mesa

Esse ditado resume bem o que sempre falamos sobre a importância de investir para garantir um futuro tranquilo. Criar o hábito de separar parte da renda para investimento é dar passos importantes para uma aposentadoria tranquila. A vida financeira, assim como outros aspectos de nossa vivência, é cheia de altos e baixos. É preciso resguardar-se para os períodos de vacas magras.

guardar_dinheiro

4) Vão-se os aneis, ficam-se os dedos

Crises financeiras, demissões inesperadas, imprevistos caros em momentos de orçamento apertado, todas essas dificuldades podem acontecer na vida de qualquer pessoa, independente do tamanho do patrimônio envolvido. Seja qual for a gravidade da situação, lembre-se sempre o que o recomeço é possível. Em situações críticas, podemos encontrar uma saída incrível, que nos leva ao próximo ditado.

crise_financeira

5) Depois da tempestade vem a bonança 

Isso serve não só para a vida financeira, mas encaixa-se como uma luva. Depois de um momento crítico na vida, você pode encontrar saídas criativas ou uma oportunidade não vislumbrada anteriormente que poderá tirar-lhe do sufoco. O importante é manter a perseverança, o olhar atento às possibilidades ao seu redor e a disposição para trabalhar. Em algum momento a calmaria chega para recompensar todo o trabalho duro.

tempestade_bonanca

6) Quem tem cem mas deve cem, pouco tem

Não há muito o que dizer sobre este ditado: é o que sempre dissemos, se você não estiver atenta ao seu orçamento para avaliar o quanto entra e o quanto sai em dinheiro mensalmente, ficará sempre no zero ou próximo do vermelho. Avalie de que forma você pode aumentar sua renda ou como pode reduzir suas despesas.

dever_dinheiro

7) O dinheiro fala todas as línguas

A metáfora é interessante para mostrar como as coisas se transformam quando há dinheiro envolvido no assunto. As pessoas mudam o nível de interesse em uma conversa ao notar que o assunto pode caminhar para uma possibilidade de negócio. Assim como este exemplo, outras várias situações mudam de figura quando o dinheiro aparece. Tome cuidado com essa constatação para não deixar que pessoas se aproximem de você por puro interesse. Por outro lado, lembre-se disso na hora de conduzir um assunto que pode gerar um bom negócio tanto para você quanto para os outros.

fechar_negocio

Crédito das fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close