7 documentários para repensar seus hábitos de consumo

7 documentários para repensar seus hábitos de consumo

É bem provável que você já tenha lido alguma notícia ou mesmo uma manchete que chama atenção para os abusos de grandes corporações ao redor do mundo, escravizando e exterminando animais e florestas pelo bem do lucro. Outra pessoa a ser lesada por este sistema pode ser você, que paga impostos e preços altos para manter um estilo de vida impostos pela mídia para apoiar as tais corporações.

Já passou da hora de se aprofundar no assunto, refletir sobre seus hábitos de consumo e colaborar para um mundo melhor! Listamos seis documentários essenciais para quem quer entender o impacto do consumo desenfreado, não só para o seu bolso, mas para o mundo todo.

Você também pode gostar: 
O fim das compras por impulso: conheça o lowsumerism
Meus últimos 30 dias sem compras
“Meu blog de moda me ajudou a controlar o consumo compulsivo”

1. The True Cost

Você já parou para refletir sobre o que está por trás do preço daquele vestidinho que você achou na promoção de uma loja fast-fashion? O documentário The True Cost responde isso de forma comovente e impactante.

O diretor Andrew Morgan foi conhecer o mundo além das vitrines e estudou o mercado da moda e seus truques para vender tantas tendências em um ano. Exploração de seres humanos e a destruição do meio ambiente acabam sendo o caminho mais curto.

2. The Sweatshop – Deadly Fashion

Ainda sobre a triste realidade por trás da beleza da moda, The Sweatshop – Deadly Fashion é uma série documental que acompanhou a vida de três blogueiros de moda noruegueses, que aceitaram trabalhar na indústria têxtil no Camboja. A desigualdade social e a conscientização dos jovens diante do espanto com a realidade no país são os principais fatores na história.

3. Obsolescência programada: Comprar, tirar, comprar

Quebrou? É só jogar fora! O documentário Obsolência programada: Comprar, tirar, comprar mostra como, ao longo dos anos, a indústria tem se empenhado em criar produtos com menos qualidade e até mesmo com um prazo para parar de funcionar, que, ironia (ou não!), sempre coincide com o novo lançamento ou a atualização desse produto.

Continue a ler a matéria na próxima página!

4. A Corporação

Foi-se a época que a religião ou a política mandaram nas leis e na economia do mundo! Hoje são as indústrias que movimentam o mundo e até mesmo influencia a política, que sempre foi muito fácil de ser comprada. A Corporação ajuda a entender como a propaganda e as marcas dominam hábitos e comportamentos dos seres humanos muito mais do que se pode imaginar.

5. The Story of Stuff

O que aprendemos sobre o sistema de produção é que há um ciclo: da extração, produção, distribuição e disposição. Mas The Story of Stuff mostra que há muitos detalhes deixados de fora quando se fala nesse sistema que alimenta os desejos da sociedade capitalista e acostumada com o consumo. Desde a mão de obra parada até a disposição indevida do que vira lixo cada vez mais rápido, o documentário explica todas as falhas no sistema e aponta possíveis soluções.

Continue a ler a matéria na próxima página!

6. The Men Who Made Us Spand

Na série original da BBC britânica, o apresentador Jacques Peretti quer responder a seguinte pergunta: Por que nós compramos? A partir daí começa a investigação sobre consumismo e principalmente sobre as pessoas responsáveis por moldar os gostos do público pelas coisas materiais.

7. Cowspiracy

Cowspiracy é um fenômeno de visualizações e downloads na internet e tem levado muitas pessoas a escolherem o veganismo não só como um estilo de vida, como também uma forma de salvar o planeta.

 

Imagem de Destaque: The Sweatshop – Deadly Fashion

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close