7 hábitos de pessoas com sucesso financeiro

7 hábitos de pessoas com sucesso financeiro

Manter hábitos financeiros saudáveis é algo que parece ser mais fácil na teoria do que na prática. O fato é que, para alcançar os nossos objetivos, é preciso não só determinação, mas um direcionamento. Aquelas premissas básicas de gastar menos do que ganha, investir o dinheiro, se esforçar para economizar mais do que gasta, enfim, tudo isso você já sabe que é necessário. Mas como colocar isso em prática?

Pensando justamente nisso, Kali Hawlk, que escreve para o site Go Girl Finance, criou uma lista de hábitos que podem mudar a sua vida financeira. Vale a pena dar uma olhada nos conselhos.

Você também pode gostar:
9 fatos sobre dinheiro que gostaria de saber antes de ter saído de casa
Como meus pais me ensinaram a cuidar do meu dinheiro
5 dicas para reunir os amigos sem gastar muito dinheiro

Estabeleça objetivos

É difícil alcançar um patamar elevado quando você não tem propósito, foco ou direção. Do mesmo modo, é impossível alcançar o sucesso se você não tem certeza sobre o que você está batalhando para conseguir. Metas podem te dar a direção necessária. Mas há uma diferença entre uma ótima meta e outra que está condenada desde o princípio.

Suas metas precisam ser possíveis de fazer, específicas e monitoráveis. Acompanhe o seu progresso e se dê recompensas quando conquistar alguma coisa. Crie objetivos positivos, como “Vou guardar R$ 100 todo mês”, em vez de focar em objetivos que comecem em negação, como “vou parar de gastar tanto com refeições fora de casa todo mês”.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Viva de um jeito simples

Pessoas bem sucedidas financeiramente não são aquelas que gastam para manter um estilo de vida caro. Elas entendem a diferença entre aparentar ser rico e ser realmente rico. Warren Buffet, por exemplo, é mais conhecido por ser um bilionário que leva um estilo de vida mais simples do que como um ícone do mercado de investimentos.

Se você quer sucesso financeiro, é preciso aprender a viver com o que é necessário. O ideal, na verdade, é aprender a viver bem e feliz com menos.

Alinhe suas prioridades com seus gastos

Dinheiro é uma ferramenta que pode ser usada como qualquer outra. Pessoas financeiramente bem sucedidas são aquelas que conseguem fazer o melhor de cada centavo.

Isso acontece porque elas alinham seus gastos com prioridades e valores. Elas cortam despesas em áreas que não dão total preenchimento e satisfação, para assim criarem espaço em seus orçamentos para as coisas realmente capazes de fazer isso. Se você quer alcançar sucesso financeiro, é preciso focar em sua jornada pessoal. Evite ser influenciada pelas coisas que as outras pessoas gastam dinheiro.

Monte um orçamento e monitore as despesas

Por falar em orçamento, pessoas financeiramente bem sucedidas certamente sabem como usa-lo. Elas sabem o quanto de dinheiro ganham, quanto e onde gastam. Você não pode ter sucesso com suas finanças se não fizer ideia do que está fazendo a cada mês. Ignorar seu orçamento ou deixar de monitorar os gastos, te colocam no caminho para ter problemas como o endividamento.

habitos-financeiros

Continue a ler a matéria na próxima página!

Aprimore seus conhecimentos sobre educação financeira

Sócrates disse: “o verdadeiro conhecimento existe em saber que você nada sabe”. É difícil aceitar que sempre há mais para aprender a respeito do seu dinheiro. Aqueles que tiveram sucesso com o que ganharam, economizaram e investiram sabem da necessidade de dar continuidade à educação financeira e ampliar o conhecimento sobre finanças. Não interessa quanto progresso você já tenha feito, sempre existirá algo para aperfeiçoar e aprender mais.

Ganhe mais

Você não vai ficar rica somente acumulando cupons de desconto. Pessoas financeiramente bem sucedidas entendem que guardar dinheiro é metade da equação da riqueza. A outra metade: ganhar mais dinheiro. Trabalhar para ganhar mais te permite acelerar os objetivos financeiros e conquistas.

Não hesite em negociar aumentos e peça aquilo que você realmente merece. Estabeleça uma atividade paralela e ganhe dinheiro extra, além do que recebe pelo seu trabalho em tempo integral. Se você é apaixonada pela ideia de trabalhar para si mesma, explore o trabalho como freelancer ou como empreendedora para alavancar seu potencial de ganhos.

Tenha iniciativa

Pessoas financeiramente bem sucedidas não alcançam mais conquistas com o próprio dinheiro simplesmente sentando e esperando coisas boas acontecerem. Tome iniciativa e assuma um papel ativo para conseguir conquistar o que deseja. Se você aprende a capitalizar quando boas oportunidades aparecem no caminho, precisa também criar meios de se recuperar diante de dificuldades.

Texto original extraído do site Go Girl Finance

Fotos: Shutterstock

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close