7 lições de investimentos com Warren Buffett

7 lições de investimentos com Warren Buffett

Um dos homens mais ricos e interessantes do mundo é o americano Warren Buffett. Ele é considerado o maior investidor de todos os tempos e é acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway, empresa que fundou para fazer seus investimentos. Buffett, hoje com 82 anos, não para de fazer grandes negócios. O último foi a compra da fabricante de ketchup Heinz, junto com o trio de brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. É também acionista de grandes empresas, como a Coca-Cola.

Ele tem muito a nos ensinar. O Finanças Femininas reuniu algumas das suas principais lições para lidar com seus investimentos:

1 – Cautela: Por mais que esteja na moda investir em determinado segmento, pare e pense se é o melhor para você. Ir conforme a manada nem sempre é um bom negócio. Buffett não entrou na bolha de tecnologia de 2001 porque sempre preferiu aplicações em setores mais tradicionais da economia.

2 – Atenção: Sabe aquela ação que pouca gente está investindo? Estude-a. Sempre há a possibilidade de ela render mais do que você imagina. Evite preconceitos e fique com seu radar ligado! Se uma ação está na moda, ela provavelmente já está cara demais…

3 – Colegas: Busque sempre criar novos relacionamentos com os quais possa conversar. Esta é uma forma de você continuar sempre bem-informada do que está acontecendo no mercado e ficar exposta a novas ideias e sugestões.

4 – Paciência: O mercado financeiro tem seus altos e baixos, assim como você. Então, antes de tomar qualquer atitude, pense bem. Não vá vender só porque está caindo demais – veja se não é uma oportunidade para comprar ainda mais daquelas ações.

5 – Riscos: Se você não é grande entendida do assunto investimentos, por que escolher ativos que tendem subir e descer rápido? Assegure sua paz, tranquilidade e tudo sairá bem. Só aceite correr riscos que você entender por completo.

6 – Simplicidade: Não precisa de muitas coisas para ser feliz, certo? Então, adote um estilo de vida mais simplório. Ostentação tira o foco e faz você perder a noção do que realmente importa. Buffett, um dos maiores bilionários do mundo, não trocou de casa nem mudou o endereço do escritório quando fez sua fortuna. Ele ainda vive em Omaha, no Nebraska – e é conhecido como o mago de Omaha.

7 – Vida: Busque investimentos de longo prazo. É interessante que você faça aplicações que vão render durante muito tempo. Muito melhor do que ficar sempre comprando e vendendo, operando em coisas pequenas. Escolha o que faz sentido para os seus investimentos no longo prazo e fique firme com sua escolha!

Quais são as lições que mais te interessam?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close