7 lições de investimentos com Warren Buffett

7 lições de investimentos com Warren Buffett

Um dos homens mais ricos e interessantes do mundo é o americano Warren Buffett. Ele é considerado o maior investidor de todos os tempos e é acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway, empresa que fundou para fazer seus investimentos. Buffett, hoje com 82 anos, não para de fazer grandes negócios. O último foi a compra da fabricante de ketchup Heinz, junto com o trio de brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. É também acionista de grandes empresas, como a Coca-Cola.

Ele tem muito a nos ensinar. O Finanças Femininas reuniu algumas das suas principais lições para lidar com seus investimentos:

1 – Cautela: Por mais que esteja na moda investir em determinado segmento, pare e pense se é o melhor para você. Ir conforme a manada nem sempre é um bom negócio. Buffett não entrou na bolha de tecnologia de 2001 porque sempre preferiu aplicações em setores mais tradicionais da economia.

2 – Atenção: Sabe aquela ação que pouca gente está investindo? Estude-a. Sempre há a possibilidade de ela render mais do que você imagina. Evite preconceitos e fique com seu radar ligado! Se uma ação está na moda, ela provavelmente já está cara demais…

3 – Colegas: Busque sempre criar novos relacionamentos com os quais possa conversar. Esta é uma forma de você continuar sempre bem-informada do que está acontecendo no mercado e ficar exposta a novas ideias e sugestões.

4 – Paciência: O mercado financeiro tem seus altos e baixos, assim como você. Então, antes de tomar qualquer atitude, pense bem. Não vá vender só porque está caindo demais – veja se não é uma oportunidade para comprar ainda mais daquelas ações.

5 – Riscos: Se você não é grande entendida do assunto investimentos, por que escolher ativos que tendem subir e descer rápido? Assegure sua paz, tranquilidade e tudo sairá bem. Só aceite correr riscos que você entender por completo.

6 – Simplicidade: Não precisa de muitas coisas para ser feliz, certo? Então, adote um estilo de vida mais simplório. Ostentação tira o foco e faz você perder a noção do que realmente importa. Buffett, um dos maiores bilionários do mundo, não trocou de casa nem mudou o endereço do escritório quando fez sua fortuna. Ele ainda vive em Omaha, no Nebraska – e é conhecido como o mago de Omaha.

7 – Vida: Busque investimentos de longo prazo. É interessante que você faça aplicações que vão render durante muito tempo. Muito melhor do que ficar sempre comprando e vendendo, operando em coisas pequenas. Escolha o que faz sentido para os seus investimentos no longo prazo e fique firme com sua escolha!

Quais são as lições que mais te interessam?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close