7 perguntas que você deve fazer em uma entrevista de emprego

7 perguntas que você deve fazer em uma entrevista de emprego

Um dos pontos altos no período de procura por um emprego é a tão esperada entrevista. Afinal, este é o momento em que você finalmente poderá provar o seu valor profissional para assumir a vaga aberta.

Muito se fala em como se comportar e o que responder durante uma entrevista. No entanto, é essencial  avaliar a empresa, assim como você também é avaliada.  Vale lembrar que suas perguntas demonstram ao entrevistador que você realmente está interessada em conhecer melhor a empresa, não somente em garantir uma vaga de trabalho.

Você também pode gostar:
Como um mentor pode ajudar sua carreira
3 equívocos que podem atrapalhar a sua carreira
5 atividades para fazer enquanto está procurando um emprego

Separamos algumas perguntas essenciais para esclarecer dúvidas, mostrar interesse e proatividade, e também decidir se aquele é mesmo um bom lugar para trabalhar.

1. “Qual é o salário para o cargo oferecido?”

Quando você se candidata a um emprego, geralmente responde a pretensão salarial com números exatos ou usa o famigerado “a combinar”. Mas, na hora da entrevista, você fala sobre a sua pretensão e combina valores ou espera que o entrevistador aborde o assunto? E se o assunto não surgir durante a conversa?

Não saia da entrevista sem saber quanto o suposto novo emprego paga e se você está de acordo com o valor. Ainda que você precise muito da vaga, não deixe de valorizar o seu trabalho e, se houver espaço, negocie.

2.”Há alguma função para este cargo que não estava na descrição?”

A resposta vai ajudá-la não só a se preparar para a função, como também para descobrir se existirá alguma atribuição extra que não compete ao seu perfil profissional ou ao compromisso firmado com a empresa durante a entrevista.

Conhecer as responsabilidades para o seu novo cargo – antes de aceitar a vaga – é útil até para negociar o salário. Se o número de funções atribuídas não corresponde aos valores negociados, vale uma conversa.

perguntas-para-entrevista-de-emprego

Continue a ler a matéria na próxima página!

3. “A quem eu deveria reportar?”

Sabendo quem serão os seus superiores e a quem  deverá responder diretamente, você não chega no novo trabalho perdida e saberá onde tirar as dúvidas.

4. “Como você descreveria a cultura da empresa?”

Muito além de cumprir as típicas normas de conduta da empresa, é importante conhecer a sua cultura, que são os valores e comportamentos compartilhados pelo grupo.

A cultura da empresa pode influenciar desde o  horário de trabalho até o relacionamento com o chefe. Se você precisa de horários flexíveis para produzir melhor, por exemplo, talvez uma empresa que exija que os funcionários cumpram horas e batam ponto não seja o ideal para o seu perfil.

5. “Quantas pessoas trabalham no grupo atualmente?”

Esta pergunta, especificamente, ajuda a decidir se sabe lidar com uma empresa grande,  com muitos funcionários ou se prefere um lugar menor.

Você pode aproveitar o assunto e fazer mais perguntas técnicas, como sobre o funcionamento da empresa. Mostre interesse também pela vida profissional do entrevistador, como  cargo exercido na empresa ou há quanto tempo atua no setor.

6. “Quais são as perspectivas de crescimento para este trabalho?”

Não há nada de errado  em demonstrar um pouco de ambição. A pergunta mostrará ao entrevistador que você não está interessada  somente no dinheiro, mas também no  crescimento profissional e planejamento futuro.

7. “Quando terei uma resposta sobre a entrevista?”

É importante demonstrar que você precisa de uma resposta sobre o desempenho na entrevista, seja ela positiva ou negativa. O entrevistador entenderá que você valoriza o feedback e que também pode ter outras propostas em vista.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close