7 sinais sobre linguagem corporal fundamentais para sua carreira

7 sinais sobre linguagem corporal fundamentais para sua carreira

O nervosismo certamente é um dos principais inimigos de qualquer candidata em um processo seletivo, ou mesmo naquele momento em que você precisa ter uma conversa mais séria com seus superiores, principalmente para questões como um pedido de aumento. E a gente pode até não notar muito bem, mas a nossa linguagem corporal diz muito sobre o nosso estado de espírito.

Alguns desses sinais são facilmente notados por entrevistadores, que costumam interpretar muito bem os sinais que involuntariamente emitimos. O portal de notícias Business Insider elaborou uma animação que mostra exatamente como acontecem algumas situações bem comuns. E para que você fique bem preparada quando passar por uma entrevista ou precisar conversar com seu chefe, vale dar uma olhada mais de perto nos principais pontos destacados no vídeo do link acima.

O sorriso

Um sorriso forçado pode ser percebido quando os dentes ficam o tempo todo travados. A postura demonstra falta de espontaneidade ou excesso de desconforto com a situação. Procure sorrir de um jeito mais leve, um sorriso aberto e sincero é uma excelente maneira de quebrar o gelo.

Sobrancelha arqueada

Conversar mantendo as sobrancelhas arqueadas demonstra que você está desconfortável ou assustada com a situação. Isso pode deixar o entrevistador intrigado. No caso de uma conversa com a chefia, abre espaço para que seu superior encontre brechas para anular seus argumentos, é o tipo de postura que lhe deixa vulnerável.

A “conversa espelhada”

A sintonia nas atitudes enquanto conversa com alguém demonstra que você está confortável com a situação. Conseguir sorrir de volta quando a pessoa sorri para você, gesticular moderadamente, enfim, manter a postura equiparada à do seu interlocutor demonstra que vocês estão no mesmo nível naquele momento, que a conversa está fluindo bem.

linguagem corporal

Excesso de olhos nos olhos

O contato visual tem algumas mensagens truncadas. Se por um lado olhar nos olhos da pessoa com quem você está falando é essencial para demonstrar interesse e concentração, olhar fixamente por muito tempo pode ser prejudicial para sua imagem. Isso porque o olhar fixo por tempo prolongado pode ser um sinal de que você está mentindo.

Pernas

Manter as pernas cruzadas é um hábito que adotamos por questão de etiqueta, mas mantê-las nessa postura durante toda a conversa demonstra que você é uma pessoa fechada, é um comportamento que dá indícios de que você não está emocionalmente aberta.

Testa

Tem mania de enrugar a testa o tempo todo? Pois saiba que você está dando um sinal de que anda estressada. Franzir a testa deixa a expressão facial fechada, dá a entender que você está aborrecida, atribulada, impaciente. É um péssimo sinal em uma situação que você precisa de um ambiente confortável. Acredite, sua testa franzida fará exatamente o oposto.

Braços

Assim, como as pernas cruzadas, manter os braços assim também é um sinal de fechamento. É um claro sinal de que você está mantendo uma postura defensiva, que não disposta a dar abertura para um ponto de vista diferente do seu.

Aposto que após essas dicas você vai ficar mais atenta ao seu comportamento na hora de situações importantes como as descrevemos no início deste post. Como dissemos, acabamos por dar muitos sinais negativos sem mesmo perceber. Fique atenta a esses detalhes e use a linguagem corporal a seu favor!

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close