7 truques práticos para cuidar do seu dinheiro

7 truques práticos para cuidar do seu dinheiro

Como gastar o seu dinheiro é sempre uma questão delicada. Afinal, você precisa ter dinheiro tanto para sobreviver quanto para  realizar seus sonhos. Em meio à crise econômica que o País enfrenta, cuidar bem das finanças pessoais passou a ser uma questão ainda mais importante.

O site Budgets are Sexy  fez um post listando uma série de dicas rápidas e simples para cuidar melhor do próprio dinheiro. A lista é bem objetiva e serve como guia prático de como cuidar do dinheiro.

Você também pode gostar:
Fique alerta com cobranças indevidas
Como lidar com uma mudança no padrão de vida
Vale a pena investir enquanto tenho dívidas a pagar?

1.Evite ter mais de uma conta corrente

O ideal é que você concentre nessa conta o dinheiro necessário para pagar suas despesas cotidianas. Contas fixas, gastos com lazer, transporte e alimentação podem ficar concentrados em sua conta corrente. A desvantagem de manter mais de uma conta para essa finalidade é justamente o descontrole financeiro: você pode acabar se confundindo sobre quanto tem em cada uma. Além disso, há o revés de arcar com mais taxas e tarifas.

Leia também: Vale a pena ter mais de uma conta bancária?

2.Monte um fundo de emergências

É preciso pensar em uma reserva com a qual você possa contar para lidar com situações graves e inesperadas, como gastos com saúde ou uma manutenção emergencial em casa. Muita gente deixa este dinheiro na poupança, mas o rendimento dela anda tão baixo que não consegue sequer acompanhar o avanço da inflação. Sendo assim, uma boa opção é investir em fundos DI, que aplicam 95% do seu patrimônio em títulos atrelados à Selic. Além de lucrar com o patamar alto da taxa básica de juros do País, este investimento tem liquidez diária, ou seja, você pode resgatar o dinheiro assim que precisar. Investir em CDB para esta finalidade também pode ser uma boa alternativa, mas vale ressaltar o cuidado de verificar as condições antes de assinar o contrato, pois nem todos os bancos oferecem liquidez diária para esta modalidade.

Leia também: Não caia na cilada de usar crédito como fundo de emergência!

3.Evite ter mais de um cartão de crédito

Optar por ter muitos cartões de crédito pode ser o caminho mais fácil para perder o controle financeiro. Com limites de crédito em mais de um cartão, você tem mais facilidade para gastar e fazer parcelamentos cada vez maiores. Evite essa bola de neve e corte os cartões.

Leia também: Como viver em paz com o cartão de crédito?

foto truques cuidar dinheiro

Continue a ler a matéria na próxima página!

4. Pesquise bem os seus investimentos

Fazer investimentos no mesmo banco em que você tem conta corrente pode ser uma opção prática, mas nem sempre a mais rentável. Pense bem: quando você quer comprar um celular, é natural que pesquise o preço em várias lojas, e não leve em consideração somente o valor oferecido pela sua operadora, correto? Pois bem, por que você agiria de forma diferente para fazer o seu dinheiro render? Compare as condições entre diferentes instituições. Isso pode levar um tempo, mas seu bolso vai agradecer.

Leia também: Saiba quais são os melhores investimentos para 2016

5.Organize o orçamento para poder medir seu “sucesso financeiro”

Para isso você pode usar o papel, uma planilha de Excel ou aplicativos. O importante é acompanhar os gastos e despesas mensais. Isso vai te ajudar a manter o controle das finanças e você se sentirá mais motivada quando perceber que a disciplina está valendo a pena.

6.Cancele todas as assinaturas para receber informações sobre descontos em lojas por email

Sem estar exposta a tantos descontos e promoções, fica muito mais fácil não comprar por impulso coisas que você talvez nem precise.

7. Explore os recursos do internet banking

Aproveite a facilidade da internet para resolver questões mais práticas, como consulta a faturas, saldo e realização de transações bancárias. Se você não é adepta do internet banking, vale a pena conhecer melhor as funcionalidades do serviço. Com isso, além de economizar dinheiro por evitar o deslocamento até agências bancárias, você economiza algo ainda mais valioso: tempo!

Fotos: Shutterstock
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close