8 dicas para quem odeia acordar cedo

8 dicas para quem odeia acordar cedo

Enquanto você caminha pela praça central da cidade, escutando jazz na companhia de um golden retriever, uma sirene começa a soar distante. Seu som vai aumentando gradativamente e você cai na realidade: a sirene, na verdade, é o seu despertador. São 7h da manhã de segunda-feira.

A situação acima não é agradável para ninguém, mas para algumas pessoas representa um verdadeiro pesadelo. Viver em um mundo majoritariamente diurno, é especialmente difícil para quem simplesmente odeia acordar cedo. E, para elas, já faz parte da rotina adiar a soneca repetidas vezes, levantar mau-humorada e sair de casa sempre com atraso.

Entretanto, por mais difícil que seja, sair da cama logo que o despertador toca traz muitas vantagens. Ter tempo para se organizar com calma e sair tranquila para o trabalho faz com que todo o seu dia flua melhor. Separamos, então, algumas dicas para lhe ajudar a acordar cedo – e com essa disposição:

via GIPHY

1) Comece o dia fazendo algo que gosta. Levantar da cama de manhã fica muito mais fácil quando você se sente motivada para isso. Então, comece o seu dia fazendo algo que te dê prazer. Pode ser tomar um café da manhã bem caprichado (que você pode deixar esquematizado já no dia anterior), praticar exercícios ou escutar música, por exemplo.

via GIPHY

2) Organize-se na noite anterior. Todo mundo sabe que de manhã a hora voa e um minutinho de atraso pode prejudicar todo o seu trajeto para o trabalho. Por isso, deixe a bolsa e outros itens que tenha que transportar já organizados na noite anterior. Assim, você não precisará sair com pressa de casa e nem correrá o risco de esquecer pertences importantes.

via GIPHY

3) Abandone a função soneca. Enrolar na cama está entre as melhores coisas do mundo, não há dúvidas. Mas a verdade é que a soneca torna o momento de acordar ainda mais doloroso. Por isso, acostume-se a levantar da cama logo que toca o despertador. Por mais difícil que seja, é como arrancar um band-aid: melhor tirá-lo de uma vez, do que ficar sofrendo aos poucos.

via GIPHY

4) Crie uma rotina. Esforce-se para manter hábitos que colaborem com a sua rotina. Tente, por exemplo, dormir e acordar mais ou menos no mesmo horário durante a semana. Criando um padrão, será mais fácil levantar da cama na hora certa – sem ter vontade de chorar todos os dias por isso.

via GIPHY

5) Durma bem. A sua preguiça ao se levantar pode estar ligada a uma noite mal dormida. Algumas dicas para tentar melhorar a qualidade do seu sono são: busque relaxar antes de ir para a cama, durma entre 6h e 8h por dia, desligue os aparelhos eletrônicos um pouco antes de dormir e pratique exercícios físicos regularmente. Se você sente que há algum problema, consultar um especialista é uma boa pedida.

via GIPHY

6) Abra as janelas. Nada melhor que uma boa dose de realidade para fazer o nosso corpo entender que já é dia. Por isso, abra as janelas e deixe a luz entrar em casa enquanto arruma seus pertences de manhã. O método é ótimo para ficar mais desperta e superar a vontade de continuar dormindo.

via GIPHY

7) Tome banho. Para espantar a preguiça e ganhar uma dose de energia, uma ótima alternativa é se enfiar debaixo do chuveiro. Um bom banho de manhã tem efeitos milagrosos sobre o seu dia.

via GIPHY

8) Nada disso funcionou? Preste atenção ao que o seu corpo está dizendo e teste alternativas. O mais importante é descobrir o que melhor funciona para você – e, sempre que necessário, apele para uma grande xícara de café: ela nunca te decepcionará!

via GIPHY

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close