8 hobbies que podem impulsionar sua carreira

8 hobbies que podem impulsionar sua carreira

Nem precisamos comentar que a vida vai muito além do trabalho. Mas e se disséssemos que o que você faz fora do escritório pode afetar positivamente seu desempenho dentro dele? São muitas as pesquisas que indicam que hobbies podem impulsionar sua carreira de diversas maneiras. Uma das mais recentes, feita pela San Francisco State University, nos Estados Unidos, aponta que quanto menos a atividade tiver a ver com sua profissão, maior o impacto no trabalho.

Então se jogue em um hobby! Reunimos alguns que, segundo a ciência, colocam o cérebro para trabalhar, divertem, aliviam o estresse do dia a dia e turbinam características supervaliosas na vida corporativa.

1- Tocar instrumentos musicais
Uma das máximas mais exercitadas enquanto você estuda música é que a prática leva à perfeição – e você sempre pode melhorar mais um pouco. Todo esse empenho exige disciplina, criatividade, experimentação e aprender a lidar com frustrações (nem sempre aquele acorde sairá como você quer…). Além disso, arriscar algumas notas também ajuda a aumentar a parte do cérebro que liga seus dois hemisférios, chamada de corpo caloso, de acordo com um estudo publicado no jornal científico Journal of Neuroscience. Na prática, isso turbina a memória e a capacidade de resolver problemas.

2- Jardinagem
Criar plantas não é tão fácil quanto parece. Apenas cuidando delas diariamente com muito amor e carinho que você as verá crescendo fortes, o que pode te dar grandes lições de paciência e persistência. Você não pode acelerar o ritmo da natureza. Agora, aplique essa lógica ao trabalho: às vezes, você está desenvolvendo um projeto que parece não ter fim, mas vale a pena esperar e vê-lo florescer graças ao seu suor.

3- Ler
Pasme: mergulhar profundamente em um livro simula uma espécie de transe, como aquele provocado na hipnose, segundo uma pesquisa da University of South Africa, na África do Sul. Com isso, quem ganha é sua capacidade de foco e concentração. Como se não bastasse, estudiosos da University of Sussex, na Inglaterra, descobriram que meia hora de leitura profunda é mais potente em reduzir o estresse do que várias outras técnicas de relaxamento. Mais focada e tranquila, você poderá se dedicar completamente aos desafios no escritório.

4- Ser voluntária
Contribuir para uma causa que você considere importante pode mudar a maneira que você enxerga o mundo. Segundo pesquisadores da San Francisco State University, nos Estados Unidos, isso aprimora o jeito que você soluciona problemas pessoais e profissionais. O voluntariado também dá a oportunidade de ampliar o networking – afinal, você conhecerá gente de diversas áreas – e de exercitar a veia de liderança. Mais um motivo para contribuir para um mundo melhor!

Leia também: Trabalho voluntário pode te ajudar a crescer como profissional

hobbies-impulsionam-carreira

5- Jogar vídeo games
Está liberado chegar em casa e se esbaldar no console! Mas têm que ser os jogos certos, ok? Aqueles que exigem soluções engenhosas e rápidas, como Starcraft, e de aventura, como Halo, turbinam a capacidade de raciocinar sob pressão, aprender com erros passados, tomar decisões rapidamente e pensar fora da caixinha. O resultado? Seu cérebro rapidinho e criativo resolvendo os percalços do dia a dia. Quem atestou isso foi um estudo britânico publicado no periódico PLOS ONE. Em contrapartida, enredos mais simples e que não exigem muitas táticas, como The Sims, não apresentaram o mesmo efeito.

6- Praticar atividades físicas
Exercitar-se por trinta minutos nos dias úteis é capaz de aumentar o desempenho no trabalho em até 15%, segundo uma pesquisa realizada pelo American College Sports Medicine, nos Estados Unidos. Isso acontece porque malhar demanda disciplina e concentração – qualidades imprescindíveis para um bom profissional. Com isso, melhoramos o foco no trabalho e a capacidade de cumprir prazos. E a ciência mostra muitos outros benefícios da atividade física para sua carreira! Caminhar, por exemplo, provoca um aumento de 60% na criatividade durante a prática, segundo pesquisadores da Stanford University, no Reino Unido. O golfe, por sua vez, turbina a capacidade de resiliência e trabalha bastante a paciência, apontou estudo da Princeton University, nos Estados Unidos. Já esportes coletivos, como vôlei e futebol, melhoram as habilidades colaborativas, ensinando de um jeito único a trabalhar bem em grupo, mesmo em situações de pressão.

7- Fazer ioga e meditar
Essas atividades vão muito além do “ohm”: elas trazem princípios que podem (e devem!) ser incorporados fora do tapetinho, inclusive na vida corporativa. Imagine como seria muito melhor trabalhar em um lugar onde as pessoas, assim como na ioga, deixassem a ganância de lado e acreditassem na paz, honestidade e generosidade. Seu emprego seria muito mais gratificante se você se dedicasse a se conectar consigo mesma e ao mundo, entendendo que seu trabalho pode contribuir com algo maior. Quando você estiver muito estressada, experimente algumas técnicas de respiração da ioga e veja a calma e o foco voltando ao seu controle.

8- Aprender uma nova língua
Encarar aulas de inglês e outros idiomas não fica bonito apenas no currículo. Cientistas suecos concluíram que ser fluente em uma segunda língua pode aumentar o córtex cerebral, região que controla a maior parte da capacidade mental de uma pessoa, incluindo memória e habilidade de planejamento. Como se não bastasse, pessoas bilíngues têm mais facilidade para resolver problemas, segundo pesquisa da Northwestern University.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close