9 formas de lidar com o estresse pós formatura

9 formas de lidar com o estresse pós formatura

Em 1997, a colunista do Chicago Tribune, Mary Schmich, publicou um texto que ganharia repercussão no mundo inteiro, com direito à música, vídeo e narração de Pedro Bial na versão brasileira. Estamos falando da autora do famoso texto “Advice, like youth, probably just wasted on the young“, mais conhecido como “Use filtro solar”. O sucesso e a repercussão da publicação se justifica por um tipo de ansiedade muito comum, mas que nem sempre é levada a sério: o estresse após a formatura.

A quebra de rotina de encerrar esta etapa da vida acadêmica e se aventurar no mercado de trabalho, as incertezas sobre o futuro e os rumos profissionais, tudo isso pode gerar uma forte ansiedade e é preciso respirar fundo para encarar as responsabilidades sem entrar em pânico. O primeiro passo é esforçar-se para substituir o medo por pensamentos positivos. Com base em um artigo feito pela Levo League, listamos algumas dicas que podem ajudar quem está passando por este momento.

Você também pode gostar: 
Veja como o tom de voz pode influenciar sua carreira
Qual é o momento certo para recomeçar a carreira?
Como lidar com entrevistas de emprego que parecem não fazer sentido

Lembre-se de suas conquistas

Em vez de preocupar-se com tudo que ainda vem pela frente, busque confiança em si mesma lembrando das conquistas que você já teve até este momento. Quando prestou vestibular, você com certeza estava com a cabeça cheia de preocupações, mas entrou na faculdade e concluiu seu curso. Lembre-se também de sua evolução como estagiária nas empresas pelas quais passou.

Pare de comparar-se aos outros 

Nossa cultura, em muitos momentos, traz o péssimo hábito de incentivar as pessoas a olharem mais para a grama do vizinho do que para o próprio jardim. Aquele seu amigo cresceu profissionalmente mais cedo do que o resto da turma e, quando o nome dele surge na roda, o assunto sempre aparece. Você vê a outra amiga comprando um carro bacana ou comprando o próprio apartamento e logo fica tentando imaginar quanto tempo vai levar para chegar lá. É como se acontecesse uma constante corrida imaginária.

Isso só vai servir para te deixar mais aflita e ansiosa. Pode soar como clichê, mas é a mais pura verdade: cada um tem seu tempo certo para brilhar. Faça sua parte, preocupe-se em ser uma boa profissional e espere o seu momento chegar. As coisas não acontecem ao mesmo tempo para todo mundo em nenhuma área de nossas vidas, quanto à carreira não seria diferente.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Tire tempo para fazer as coisas que gosta

O início de toda carreira requer mesmo muita dedicação, mas não se esqueça de tirar tempo para dedicar-se a coisas que lhe dão só prazer e satisfação. Pode ser um esporte, uma dança, pintura, enfim, uma atividade que tenha a ver com você e te deixe feliz. Cuidar dos seus hobbys, além de fazer bem para a mente, é uma forma de te dar motivação e desenvolver habilidades, como criatividade e concentração.

Invista em atividades que te tirem da zona de conforto

Se você ainda não tem um hobby preferido, invista tempo em buscar uma atividade que te dê prazer e que você precise sair da zona de conforto. Sempre quis jogar vôlei, mas nunca mais pisou em uma quadra depois do que saiu do colégio? Procure uma turma e volte a praticar. Tem vontade de se expressar melhor e frequentar aulas de teatro? Não adie a decisão nem mais um dia. Além de cuidar do seu bem estar, este é um modo de colocar em prática a habilidade para aceitar um novo desafio, característica que será essencial em sua carreira.

Procure sempre se cercar de pessoas queridas e positivas

Muitas vezes, sem perceber, nos deixamos influenciar por pessoas que agem como “âncoras” em nossas vidas. Quando você tenta dar um passo à frente, a pessoa tenta te segurar no chão. Cheias de críticas, comentários pessimistas e poucas palavras de incentivo. Procure se cercar de pessoas com energia positiva, que te querem bem e que incentivam o seu potencial.

faculdade-graduacao

Continue a ler a matéria na próxima página!

Não deixe que as preocupações tomem conta de você

Mais do que pensar em como estará sua carreira daqui a 10 anos, neste momento você deve estar pensando exaustivamente em como vai garantir seu primeiro emprego e pagar o financiamento estudantil. Você está batalhando por sua colocação no mercado e o dinheiro vai chegar, mantenha a calma. Não adianta consumir todo o seu tempo e energia com suas preocupações, excesso de tensão pode, inclusive, bloquear suas competências.

Cuidado com o corpo e a mente

Não deixe a ansiedade neste momento atrapalhar a sua qualidade de vida. Alimente-se bem, cuide do seu sono, procure atividades que melhorem a sua respiração, a meditação é um bom exemplo.

Registre suas conquistas

Conseguiu cumprir um calendário de dieta e perdeu os quilos que gostaria? Anote. Foi homenageada na faculdade como melhor aluna da turma? Coloque a foto onde você sempre possa ver. Ganhou uma medalha em algum torneio esportivo? Também deixe-a em um local visível. Registre tudo de bom que você for conquistando ao longo do caminho e use essas conquistas como mote para o planejamento do seu próximo passo.

Trabalhe a sua confiança 

Se você não der crédito ao seu próprio potencial, quem fará isso por você? Trabalhe a sua confiança, adote uma postura determinada, valorize seus méritos e permaneça positiva para que novas conquistas surjam no caminho.

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close