A diferença entre o salário bruto e líquido

A diferença entre o salário bruto e líquido

O melhor dia do mês é aquele em que recebemos o salário – quem não o espera ansiosamente? Fazemos planos, dividimos o salário mentalmente em partes para gastar, comprar, investir e pagar contas. Tudo isso pensando em realizar nossos sonhos e vontades.

Você também pode gostar:
Como voltar ao mercado após uma pausa na carreira
Veja 9 erros comuns em entrevistas de emprego e como evitá-los
Vai morar sozinha? Saiba como montar um orçamento

O problema é que recebemos um valor cheio, o salário bruto, mas dele são descontados tarifas como INSS e Imposto de Renda, que acabam diminuindo o valor final, que é o salário líquido. Quanto mais alto o salário, maiores serão os descontos devido ao Imposto de Renda.

salário-bruto-ou-líquido

A dúvida mais comum ao se fazer um orçamento é se devemos considerar o salário bruto ou o líquido. A sugestão é que você inclua os dois valores. Assim você sabe o quanto ganha, vê exatamente o quanto paga para o governo e consegue calcular o quanto realmente pode gastar. Além disso, sabendo dos descontos, você pode ficar motivada a ter um salário melhor ou a fazê-lo render cada vez mais.

Montar uma planilha
Ao saber quanto recebe por mês, faça a divisão do salário. Primeiro, separe o quanto irá gastar para pagar as contas fixas – água, luz, condomínio, aluguel. Em seguida, retire a quantidade que investe ou poupa mensalmente. Liste qual será o valor destinado ao pagamento das despesas variáveis. Por último (e a melhor parte) pegue o dinheiro que vai usar para gastar com lazer e consumo.

>> Aproveite e baixe nossa planilha amiga de orçamento!

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close