A diferença entre o salário bruto e líquido

A diferença entre o salário bruto e líquido

O melhor dia do mês é aquele em que recebemos o salário – quem não o espera ansiosamente? Fazemos planos, dividimos o salário mentalmente em partes para gastar, comprar, investir e pagar contas. Tudo isso pensando em realizar nossos sonhos e vontades.

O problema é que recebemos um valor cheio, o salário bruto, mas dele são descontados tarifas como INSS e Imposto de Renda, que acabam diminuindo o valor final, que é o salário líquido. Quanto mais alto o salário, maiores serão os descontos devido ao Imposto de Renda.

salário-bruto-ou-líquido

A dúvida mais comum ao se fazer um orçamento é se devemos considerar o salário bruto ou o líquido. A sugestão é que você inclua os dois valores. Assim você sabe o quanto ganha, vê exatamente o quanto paga para o governo e consegue calcular o quanto realmente pode gastar. Além disso, sabendo dos descontos, você pode ficar motivada a ter um salário melhor ou a fazê-lo render cada vez mais.

Leitura complementar

Planilha de Diagnóstico Financeiro

Planilha de Diagnóstico Financeiro

Ver mais

Montar uma planilha
Ao saber quanto recebe por mês, faça a divisão do salário. Primeiro, separe o quanto irá gastar para pagar as contas fixas – água, luz, condomínio, aluguel. Em seguida, retire a quantidade que investe ou poupa mensalmente. Liste qual será o valor destinado ao pagamento das despesas variáveis. Por último (e a melhor parte) pegue o dinheiro que vai usar para gastar com lazer e consumo.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close