A diferença entre ter uma franquia e empreender

A diferença entre ter uma franquia e empreender

As franquias estão sempre em destaque nos noticiários econômicos e realmente são um modelo de negócio que cativa facilmente quem quer a liberdade de ter um negócio próprio. Então você começa a estudar o mercado e avaliar qual a melhor franquia para investir, mas antes disso, você já avaliou qual é o seu perfil?

Inicialmente você pode não fazer uma associação imediata, mas pessoas com um perfil empreendedor podem não dar muito certo investindo em uma franquia. Te parece confuso? Então veja bem, para que uma mulher tenha perfil de empreendedora é preciso que o negócio traga algum tipo de inovação, que ela esteja apta assumir riscos e que tenha autonomia para tomar decisões importantes a respeito do empreendimento.

Tendo em vista estes parâmetros, uma franqueada não tem condições de atender a esses requisitos. Primeiramente porque adquirir uma franquia implica em aceitar as regras e condições determinadas pelo franqueador, que é o detentor da marca. Ou seja, você não tem a liberdade e autonomia de fazer mudanças em uma loja franqueada conforme a sua vontade, qualquer alteração precisa partir do franqueador.

No mesmo sentido, o fato de investir em uma franquia já implica em um grau de risco moderado, bem menor do que quem abre um empreendimento próprio. Afinal, neste caso você está abrindo seu negócio com o respaldo de uma marca já consolidada, produto já conhecido no mercado, enfim, o trabalho duro da consolidação já foi feito pelo franqueador.

Qual modelo devo escolher?

Bom, explicadas as diferenças entre quem empreende e quem adquire uma franquia, a melhor opção para você vai depender dos seus objetivos. Você é uma pessoa com boa visão de negócios, não tem receio de assumir grandes riscos e quer apostar em novidades? Então talvez o melhor seja apostar em começar um empreendimento do zero, pois as limitações da franquia podem frustrar as suas expectativas.

Por outro lado, se você estiver disposta a investir em um negócio próprio, mas quer um pouco mais de segurança na hora de assumir o risco e não tem problemas para lidar com regras e padrões, a franquia pode ser uma saída melhor. Cada modelo de negócios tem suas vantagens e características, mas o que vai determinar seu sucesso é o seu perfil.

 

Então, o que combina mais com você, ser empreendedora ou franqueada?

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close