A importância da representatividade feminina na tecnologia

A importância da representatividade feminina na tecnologia

As escolhas que tomamos são fortemente influenciadas por exemplos: pessoas que nos inspiram a pensar onde queremos e podemos chegar. Nesse sentido, a representatividade feminina no mercado de trabalho – principalmente em áreas marcadas pela presença masculina, como a da tecnologia – tem o poder de dar a outras mulheres a força que precisam para ocupar os espaços que desejam.

“Como temos um percentual pequeno de mulheres atuando em tecnologia, faltam referências para que as meninas tenham interesse em atuar nesta área”, defende Margarida Alonso, diretora de TI da Serasa Experian.

Apesar de ser tradicionalmente dominado por homens, o segmento da tecnologia vem se transformando a partir da organização das mulheres – que cada vez mais promovem iniciativas de inclusão e valorização feminina na área de TI – e determinação em mostrar suas capacidades. “A cada ano o mercado avança positivamente neste reconhecimento, as habilidades das mulheres têm ajudado as empresas a serem mais inclusivas, inovadoras e humanas”, explica a profissional.

Ao longo de sua trajetória, Margarida sentiu que o fato de ser mulher lhe trouxe vantagens profissionais em relação aos homens e acredita que isso seja válido também para outras mulheres. Ela explica que, por natureza, projetos de tecnologia são complexos e envolvem um grande número de variáveis. Nesse sentido, as habilidades femininas podem ser determinantes para o sucesso das empresas.

representatividade-feminina-tecnologia-mulheres-ti-computacao

“A mulher é hábil na gestão dos relacionamentos interpessoais, contribuindo positivamente para o clima organizacional e a motivação das pessoas, demonstra grande capacidade de assimilar situações hostis e reverter os aspectos negativos em oportunidades e melhorias. Também demonstra habilidade em atividades que requerem o desenvolvimento paralelo de processos e gestão de múltiplas atividades, além da sensibilidade de prestar atenção a pequenos detalhes ”, defende.

Evento: “Mulheres em TI – Um Dia para Falar de Tecnologia”

Pensando em discutir carreira e a atuação de mulheres no mercado de tecnologia, a Serasa Experian reunirá, no Dia Internacional da Mulher, executivas de TI de grandes empresas e meninas de 14 a 18 anos no evento “Mulheres em TI – Um Dia para Falar de Tecnologia”.

Além de profissionais da Serasa Experian, o evento contará com a participação de executivas da IBM, Hewlett Packard Enterprise, Banco Original e Liberty Seguros. “Quando colocamos algumas profissionais falando sobre suas carreiras e desafios da área conseguimos despertar esse interesse nas meninas porque essas histórias, por si só, são inspiradoras e promovem a discussão sobre a importância da participação feminina na área”, defende Margarida.

Também estarão presentes alunas do Ensino Médio da Escola Estadual Alberto Levy, localizada na Zona Sul de São Paulo, e outras jovens integrantes de projetos sociais.

O encontro será realizado em 8 de março, na sede da Serasa Experian – Alameda dos Quinimuras, 187, São Paulo -, das 14h às 16h.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close