A importância de ter um planejamento financeiro

A importância de ter um planejamento financeiro

Gisele Andrade*

Planejar não é, exatamente, um hábito enraizado no brasileiro. Algumas de nós e com certeza nossos ancestrais mais próximos (nossos pais!) convivemos (ou conviveram) em um ambiente de inflação elevada e grandes incertezas, por décadas.

A grande consequência disso? Vamos cuidar do hoje, porque do amanhã… quem sabe do amanhã?

Porém, nos últimos dois anos, com uma relevante queda nas taxas de juros reais (aquela que é superior à inflação), tornou-se essencial aprendermos o básico sobre planejamento financeiro pessoal.

Bem, mas de que mesmo se trata isso? Certamente você tem objetivos, alguns bem definidos, e também tem sonhos, por vezes chegando a nos parecer muito, muito distantes da nossa realidade.

Como não temos o hábito de planejar nossa vida, vamos ganhando nosso dinheiro e gastando à medida que as necessidades aparecem (vamos combinar, temos infinitos desejos, o tempo todo, alimentados por um verdadeiro bombardeio de informações), por isso estamos sempre deixando para o futuro o momento de poupar ou montando carteiras de investimento com menor eficiência do que seria possível.

Através de alguns passos simples, podemos desenhar uma estrada por onde seguir nosso caminho, estudando os ajustes que precisamos fazer agora para a conquista de nossos sonhos.

 

Finanças Femininas, planejamento financeiro, IBCPF, CFP, planejador financeiro, como fazer planejamento financeiro, a importância do planejamento financeiro

Esse caminho traçado é o Planejamento Financeiro Pessoal, funcionando como um diagnóstico de nosso momento atual, reconhecendo nossas limitações, mas também mostrando nosso potencial de realização.

A grande contribuição desse processo consiste em nos fornecer clareza, conscientização e disciplina para conquistar nossos objetivos.

Como posso começar? Preciso ser honesta comigo, fazer um orçamento detalhado, verificar quais despesas devem ser eliminadas e quais os investimentos e necessidades que precisam ser priorizados.

Para implementar (já aviso, no começo vamos sofrer um pouquinho, mas é como tratamento de beleza: o resultado compensa a dor!!!) existem algumas dicas, como separar seus objetivos por prazo de conquista e “se pagar antes das demais despesas”, mas só o foco e a disciplina trarão resultados consistentes.

A boa notícia é poder contar com profissionais que estão habilitados a prestar esse tipo de assessoria, levando a análise para um campo de atuação bem mais amplo que apenas poupança.

Os Planejadores Financeiros Pessoais devem reunir conhecimentos sobre áreas que envolvem produtos bancários (de crédito e investimento), seguros, previdência, direito sucessório e tributário, procurando avaliar riscos, prevenir situações estressantes e propor as melhores alternativas para seu caso em particular.

No Brasil, existe há dez anos o IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros), trazendo para nosso país a certificação internacional CFP – Certified Financial Planner. Esta marca, considerada a excelência em planejamento financeiro pessoal em 24 países, é conquistada por profissionais testados em exame, que, além disso, assinam um código de ética, precisam comprovar experiência na área e manter-se atualizados através de programas de educação continuada.

Vamos começar a pensar nesse assunto? Em breve, falaremos com mais detalhes sobre quem são e como trabalham os profissionais que podem ajudar você.

Gisele Colombo de Andrade, CFP®.

Gisele Andrade é planejadora financeira pessoal e possui a Certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros. Fale com ela no email giselecolandrade@hotmail.com. 

As respostas refletem as opiniões da autora, e não do site Finanças Femininas ou do IBCPF. O site e o IBCPF não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Este conteúdo foi útil para você?

IBCPF

IBCPF

Planejamento Financeiro

close