A melhor forma de pagar as suas contas

A melhor forma de pagar as suas contas

O ano novo logo vai começar e com ele, vem aquela batelada de contas que a gente já conhece. Mas ao invés de levar um susto toda vez que chega uma conta e correr para ver se você tem dinheiro, você pode fazer de uma outra forma: se preparar para elas.

Mas como posso fazer isso? Primeiro, divida entre o tipo de conta. IPVA, IPTU, aluguel, condomínio, mensalidade da escola são as contas fixas, mas todo mês a gente lida com mais um monte de outras, os custos variáveis, como luz e telefone. As fixas a gente já conhece o valor, mas dá para saber quanto você vai gastar nas variáveis, ao olhar para os últimos meses e fazer uma média.

Vamos lá, tudo o que você precisa é calcular quanto você gasta com essas despesas burocráticas por ano. Com um valor em mãos, você pode procurar separar este dinheiro e fazer uma provisão para estes gastos. Pode ser difícil fazer uma reserva para todas as suas contas, mas você pode se preparar e escolher algumas, como IPVA e IPTU.

Com este dinheiro separado de antemão, uma ideia boa é ver se você tem desconto para pagar tudo à vista. Pode parecer loucura com algumas contas, como mensalidade da escola das crianças. Mas geralmente quem procura, acha, e você pode acabar encontrando bons negócios. Se te oferecerem um desconto e tiver o dinheiro separado, pague tudo de uma vez. É a melhor maneira de reduzir as suas contas.

Dá trabalho fazer tudo isso, mas você pode acabar poupando nas contas que você nem imaginava que dava para economizar e, de quebra, você fica preparada para quando chega mais uma conta pelo correio!

Gostaram das dicas? Alguém já costuma fazer provisões para gastos? Contem nos comentários!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close