A moda agora é comprar online e barato

A moda agora é comprar online e barato

*Vanessa Duarte

Tenho percebido um novo comportamento de compra entre amigas, clientes e no mercado como um todo. A rotina da mulher brasileira torna-se cada vez mais agitada, com trabalho, estudo, lazer, cuidar da saúde com práticas de exercícios e tudo mais.

Com tudo isso acontecendo as compras online estão ganhando mais espaço e novos formatos. Além das marcas físicas que abrem loja online e lojas exclusivas em sites de e-commerce, estão chegando e dando certo lojinhas de Instagram e Facebook, que conseguem conversar com público de todo o Brasil e trabalhar com peças de tendência multimarcas.

Outros pontos interessantes são lojinhas de outro país que utilizam os correios para enviar peças do verão europeu em pleno inverno brasileiro, por exemplo, antecipando as tendências que virão. Sites de venda coletiva e de marcas do mundo todo como Aliexpress vem caindo no gosto até de consumidoras mais exigentes.

Mas como saber se está fazendo um bom negócio e se essa compra é confiável?

Sites de marcas reconhecidas

Geralmente marcas que estabelecidas no mercado possuem lojas virtuais confiáveis. Aproveite marcas que tem o costume de comprar, que lhe agradam e que você já conhece a modelagem e tamanho, dessa forma evitará possíveis compras erradas.

Sites de lojas exclusivas em e-commerce (multimarcas ou marcas próprias)

Dafiti, Farfetch Olook, Amaro, Fashion up, enfim poderia passar o dia todo elencando nome de marcas aqui, porém é interessante analisar primeiro qual o seu estilo e qual marca você se identifica mais.

Procurar selos e certificações de confidencialidade para aquelas de menor porte (as citadas acima são de confiança e bem estabelecidas). Verificar no momento da compra qual o seu tamanho e conferir com as medidas das peças, que podem variar de fornecedor para fornecedor.

No caso de lojas que revendem outras marcas é importantíssimo comparar o preço do produto original, porque muitas lojas online chegam a colocar até 20% a mais no preço do produtos, que compensam para estados onde essas lojas não chegam fisicamente, mas não para todos! Pesquise!

O interessante é que muitas dessas lojas apresentam moda a um preço acessível e ainda oferecendo a praticidade da compra online.

escolher roupas online

Lojinhas em Redes Sociais

Surgindo aos montes, pequenos empreendedores ganham espaço nas redes sociais, utilizando a venda simples e envio por correio. Essas lojas conseguem atingir todo o território nacional.

Porém é preciso cuidado com lojas de má fé e para isso a melhor opção é pesquisar, fuçar mesmo o perfil dessas lojas, perguntar para alguém que já comprou, pedir algum tipo de segurança e prestar atenção aos detalhes. Se coloca endereço, tempo que está na rede social, se só fala por e-mail ou permite telefonemas, enfim, tudo que traga referências de que aquele vendedor é confiável. A melhor opção de pagamento seguro onde o vendedor só recebe após o produto chegar em sua casa.

A parte boa? Tem vários achados a preços ótimos!

Lojinhas internacionais

No mesmo formato de redes sociais pequenos empreendedores enviam da Europa ou América do Norte produtos que aqui são muito caros ou que ainda não foram lançados devido a estação.

As mesmas recomendações do item acima servem para este, além claro da atenção redobrada, certifique-se que este vendedor é confiável e avalie todas as taxas de envio que são cobradas por aquele produto.

As vezes é preciso também contar com a sorte, uma vez que alguns produtos  (em que não existam critérios certos como o nome do vendedor ou o tipo de produto, ou ainda o valor da caixa) são taxados pela alfândega e você pode pagar mais do que se tivesse comprado a mesma mercadoria no Brasil. Fique alerta!

Sites de compra internacionais (Asos, Aliexpress, etc.)

A mesma atenção às taxas de recebimento de encomendas internacionais vale para sites grandes. Na maioria das vezes não existem taxas para produtos de valor baixo, mas saiba que isso pode acontecer em algum momento.

Já em sites como Aliexpress, que possuem vários fornecedores, bem como o Mercado Livre, a reputação e comentários sobre o vendedor são cruciais para efetuar uma compras.

Para este item também não se esqueça que o produto comprado pode demorar até 90 dias para chegar em alguns casos, então se comprar por este método, não tenha pressa.

 

No geral avalie a qualidade do produto e lembre-se que muitas vezes é melhor pagar um pouco mais e ter um produto com qualidade e durabilidade maior. Mesmo entre os baratos a questão é ter paciência para garimpar em vez de sair comprando volumes.

 

Beijo grande e até mais!

 

*Vanessa Duarte é consultora de estilo e imagem, figurinista, colunista de moda do programa Tribuna Independente da Rede Vida TV  e personal stylist da VISS Consultoria de Estilo e Imagem.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Vanessa Duarte

Vanessa Duarte

Moda e Estilo

close