A previdência pode facilitar sua sucessão familiar

A previdência pode facilitar sua sucessão familiar

*Post patrocinado pela Caixa Seguradora

Um plano de previdência privada é um instrumento que serve não só para cuidar do próprio futuro, mas que também pode trazer tranquilidade financeira para sua família. Quem acha que não faz sentido uma pessoa em idade avançada contratar um plano de previdência privada está deixando de levar em consideração as vantagens que essa iniciativa representa em termos de sucessão familiar.

O tema é pouco falado, mas é importante lembrar – principalmente por aqueles que desejam a tranquilidade de saber que o futuro dos filhos está bem encaminhado. Nesse sentido, a principal vantagem do plano de previdência é de que os beneficiários podem resgatar o saldo acumulado com muito mais agilidade do que acontece quando é preciso resgatar bens através de inventário. Isso acontece porque a partilha de bens através de um inventário pode ser motivo para muito desgaste entre os familiares, tendo em vista que a análise do patrimônio, a burocracia e a quantidade de documentos que são necessários podem arrastar esse processo por muitos anos.

No caso do plano de previdência, no entanto, não é preciso inclui-lo em inventário para transmitir o patrimônio aos beneficiários – desde que eles estejam designados em contrato. Isso acontece porque os planos de previdência são regidos pelas mesmas normas que dispõem sobre seguros de vida. E, de acordo com o Código Civil, o capital acumulado nesse tipo de produto não fica sujeito às dívidas da segurada nem pode ser considerado herança.

Para quem tem interesse em contratar um plano de previdência especificamente para essa finalidade, o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) faz mais sentido do que o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), tendo em vista que o Imposto de Renda vai incidir sobre o rendimento, não sobre o patrimônio total acumulado.

Além disso, também faz mais sentido optar pela tabela regressiva do IR, tendo em vista que se a titular estiver com a idade muito avançada, o prazo do plano será pequeno para que se possa usufruir de benefícios tributários.

Sendo assim, se você já atingiu um patamar na vida em que dispõe de tudo para viver com tranquilidade, o plano de previdência privada é o caminho para cuidar do futuro daqueles que você ama.

Fotos: IStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close