A vida após o aumento salarial

A vida após o aumento salarial

Você batalhou, dedicou-se e o resultado veio: vai receber um aumento da chefia! A notícia é de colocar brilho nos olhos de qualquer pessoa e a empolgação imediata. Mas afinal, você sabe como vai usar esse aumento daqui para frente? Saber que vão ter algumas cifras a mais na conta bancária todo mês é maravilhoso, mas é preciso ter cuidado para não deixar esse dinheiro evaporar sem que você perceba.

Antes do aumento tornar-se concreto, a gente costuma imaginar “minha vida podia ser bem mais confortável se eu ganhasse X todo mês”, e ai com esse salário hipotético nós vislumbramos um orçamento perfeitamente equilibrado. Muitas vezes o problema é colocar isso realmente em prática quando o dinheiro aparece.

É preciso lembrar sempre que não importa o quanto você receba, se o seu padrão de vida não estiver perfeitamente alinhado com essa realidade financeira, as contas vão sair do controle. E nós sabemos muito bem que o que não falta por ai é estímulo para gastarmos cada vez mais, não é? Então, seguindo aquela velha máxima de que “grandes poderes vem acompanhados de grandes responsabilidades”, o ideal é controlar os impulsos diante do aumento de salário.

Livre-se das dívidas

A melhoria salarial veio justamente em um momento em que as contas estão mais altas do que deveriam e as dívidas começando a crescer? Agora é o momento certo para reverter esse quadro. Tente reduzir seus gastos em casa, com cartão de crédito e as despesas com lazer, assim você terá uma folga maior para lidar com as dívidas que precisa pagar.

Avalie suas prioridades, as dívidas que são mais caras e que precisam ser quitadas com mais urgência. Procure renegociar aquelas com valor mais elevado e faça um planejamento do quanto você consegue comprometer-se com o parcelamento, para que não corra o risco de ficar novamente endividada. As vezes é melhor pagar a dívida por um prazo mais longo do que assumir um compromisso com o qual você não poderá arcar.

Em todo caso, se você souber administrar bem esse incremento no salário, o dinheiro vai lhe ajudar a ficar livre dessas dívidas com mais rapidez.

como controlar o salário

Aprenda a lição

Lembra que recentemente nós mencionamos uma pesquisa que apontou que 6 a cada 10 brasileiros voltam a ficar endividados um ano depois de limparem o nome? Pois bem, de nada adianta passar por um sufoco sem tirar uma lição daquele momento difícil.

Se você conseguiu sair do vermelho, reveja seus gastos e prioridades para diminuir suas despesas e evitar que isso aconteça novamente. Lembre-se do que falamos no início do texto, ainda que você aumente a sua renda, essa melhoria vai simplesmente desaparecer se você não tiver controle na hora de readequar o seu padrão de vida.

Está sem dívidas? Pense no futuro!

Se o aumento do seu salário veio em um momento em que você estava livre de dívidas e contas altas, agora é um bom momento de fortalecer suas metas para o futuro. Separe parte do seu salário para fazer investimentos ou um plano de aposentadoria.

Afinal, mais do que trabalhar pesado para ganhar dinheiro, é preciso aprender a fazer o dinheiro trabalhar por nós. Estude uma aplicação que esteja alinhada com o seu perfil de investimento e deixe a sua grana crescer!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close