Alunos de Pirituba podem participar de competição de ciências na Índia

Alunos de Pirituba podem participar de competição de ciências na Índia

O incentivo à educação sempre foi a premissa para o desenvolvimento de um país. Esse discurso muitas vezes é encarado de uma forma genérica, mas exemplos de jovens com potencial para brilhar servem como espelho para que o investimento em educação nunca fique em segundo plano. Um grupo de alunos da ETEC Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, localizada em Pirituba, região noroeste de São Paulo, foi classificado para representar o Brasil na “QUANTA – Competição Internacional de Ciências, Matemática, Lógica e Eletrônica”, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de novembro na Índia.

O grupo é formado por sete adolescentes com idade entre 16 e 17 anos: Mariana Zanholo, Rubia Muniz, Larissa Neves, Pedro Henrique Carvalho, Lucas Dantas, Matheus Nascimento e Matheus Pereira.

A competição é realizada em Lucknow, no CiTY Montessori School, a primeira escola do país a introduzir robótica e astronomia para crianças em idade escolar. As competições incluem debates, testes de ciências, lógica e desafios tecnológicos. Para participarem, os estudantes brasileiros foram classificados, primeiramente, com medalha de prata na “Matemática sem fronteiras”, uma competição promovida em Strausburg, na França.

Como ajudar
Para colocar esse projeto em prática, os alunos contam com o apoio financeiro da sociedade. Por meio de uma campanha de crowdfunding no Catarse e de uma rifa promovida na escola, eles pretendem arrecadar os R$ 65 mil necessários para custear as despesas da viagem. Se você quiser colaborar, pode acessar a campanha e doar a quantia que desejar.

A diretora da escola, Eliane Leite, enfatiza que a competição é uma oportunidade de contribuir para a formação dos alunos e a qualidade da educação pública no País. “Esses jovens buscam inspirar e colocar a juventude à frente de questões importantes como o avanço tecnológico e a visão de mundo, que são essenciais para o desenvolvimento de iniciativas socioeconômicas. Precisamos preparar esses jovens para o futuro, incentivando-os a serem críticos, criativos e inovadores.”

 

Histórico da escola
No ano passado, divulgamos a campanha de sete alunos da escola ETEC Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara para participar da “QUANTA 2015” – que é realizada anualmente na Índia.

De lá pra cá muitos frutos foram colhidos: os alunos ficaram em 6º lugar em uma das provas e desenvolveram o aplicativo WESCI, que visa garantir o uso adequado das vagas de estacionamento destinadas a deficientes físicos. A ferramenta ficou em 1º lugar no prêmio Yo Amo La Ciencia 2016, na Colômbia, e no Vai-Tec. Além disso, uma das participantes, a aluna Rubia Muniz Arruda, conquistou uma bolsa integral para o curso de verão de Yale, uma das universidades mais conceituadas do mundo.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close