Antecipe o planejamento para o fim do ano e gaste menos

Antecipe o planejamento para o fim do ano e gaste menos

Outubro está quase terminando e nesta época sempre ficamos surpresas com a velocidade que o ano passa. “Gente, outro dia mesmo foi Carnaval!”, “nossa, parece que a Copa do Mundo aconteceu ontem”, são comentários comuns de serem ouvidos por ai. Com a vida tão corrida, tudo parece passar mais rápido mesmo.

E como todas nós sabemos, no fim do ano tem 13º salário, mas também tem um aumento considerável das despesas. Para que você consiga frear um pouco a gastação de fim de ano, uma saída é antecipar o máximo possível os gastos que você terá futuramente, visando conseguir preços melhores.

A compra dos presentes

Para não perder o controle do quanto você deve gastar neste fim de ano em presentes, vale fazer uma lista dos presenteados e estipular um valor máximo para cada compra. O ideal é que você consiga comprar estes presentes com antecedência, não só para evitar o tumulto de fim de ano nos shoppings, mas também para garantir preços mais interessantes. Aproveite também para pesquisar promoções e liquidações em lojas físicas e virtuais.

Os gastos com as ceias

Ainda que não dê para comprar todos os ingredientes para as ceias de fim de ano – afinal existem alimentos que passariam do prazo de validade até lá – vale a pena adiantar a compra daqueles não-perecíveis. O preço de algumas comidas típicas de fim de ano (aves, frutas secas, panetones, bebidas, etc) vão às alturas, então o ideal é adiantar a compra de tudo que puder, antes desse aumento expressivo. Para fazer isso, tente definir de antemão com seus familiares ou amigos qual será o cardápio de fim de ano e como vocês vão dividir as compras.

viagemamigos

Pacotes de viagem

Definir o destino das férias também é importante para não deixar a compra de passagens e reserva de estadias para o último momento. Uma boa dica neste caso é pesquisar destinos interessantes, mas que não são tão visados em alta temporada. Sites com dicas para viagens baratas, como o Muita Viagem e Um Viajante podem te ajudar nisso.

Viagem com a turma

Se você pretende passar as festas de fim de ano ou uma temporada de férias em algum sítio ou casa de praia, vale a pena reunir-se com os amigos e negociar o preço do local o quanto antes. Tendo em vista a demanda por estes locais neste período do ano, os preços de aluguel disparam, mesmo se for por alguns dias. Deixar para montar essa programação em cima da hora pode fazer o passeio sair muito mais caro que o esperado.

Com todos acertando o preço com o locador e pagando o quanto antes, também diminuem as chances de desistências de última hora, tendo em vista o desembolso do dinheiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close