Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo

Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo

*Ticiana Paixão

Quantas vezes você já falou “Não tenho tempo para nada”, “Estou cheia de trabalho”, “A minha vida está um caos”? Aprender a gerenciar seu tempo é importante para conseguir realizar metas e alcançar objetivos. Com a correria do cotidiano, muitas vezes usamos falta de tempo como desculpa para procrastinar deveres e até lazer. Então, é preciso se organizar e deixar claro as prioridades. A seguir, uma série de dicas que podem te ajudar a vencer a falta de tempo:

1. Defina 5 atividades principais a serem realizadas naquele dia e anote para que não esqueça. Com poucas atividades, é possível se focar para realizá-las.

2. Distinga as tarefas “importantes” de “urgentes”, sabendo que uma tarefa importante é aquela que lhe traz valor e resultados para a sua vida pessoal ou profissional. Já uma tarefa urgente é aquela que tem de ser cumprida imediatamente.

como-gerenciar-tempo

3. Estipule períodos de tempo realizar as atividades. Anote os horários em que deve executar cada atividade e cumpra-os que rigor. Não deixe para depois o que pode ser resolvido agora

Leitura complementar

Organizador de Tarefas Semanal

Organizador de Tarefas Semanal

Ver mais

4. Delegue o que for possível. Se você estiver sobrecarregada, peça ajuda. No entanto, é importante não abandonar a responsabilidade pelo trabalho, a delegação exige acompanhamento frequente

5. Se dê alguns minutos de folga após a conclusão de uma atividade demorada. Estipule 15 a 20 minutos para uma pausa. Esse tempo serve para evitar que você também não fique parando no meio das atividades.

6. Evite interrupções durante a execução da atividade. Caso seja interrompida, só atenda se o motivo da interrupção for realmente muito importante. Se não for, deixe claro que não quer ser interrompida em outra situação.

Com organização e disciplina conseguiremos finalmente encontrar tempo para tudo em nossas vidas.

Conhece alguma dica que possa nos ajudar a gerenciar nosso tempo e realizar todas as nossas atividades diárias? Compartilhe conosco nos comentários.

*Ticiana Paixão tem 30 anos é casada, engenheira civil e responsável pelo blog Viver com pouco. Mora no Rio de Janeiro, cidade que tem um dos maiores custo de vida do país, isso fez com que ela começasse a procurar descontos, brindes e qualquer método que ajude a economizar no dia a dia.  Leitora de muitos  blogs e artigos sobre economia, começou a escrever seus post para compartilhar tudo que tem aprendido sobre esse tema. 

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ticiana Paixão

Ticiana Paixão

close