Aprenda a planejar seus sonhos

Aprenda a planejar seus sonhos

*Ticiana Paixão

Todos nós temos sonhos e planos pessoais que não necessariamente estão ao alcance do nosso poder aquisitivo. Isso não significa que não podemos alcançá-los. Como dizia Walt Disney, “Se você pode sonhar, você pode fazer.” Para realizar sonhos é fundamental criar metas, se organizar e se programar financeiramente.

O primeiro passo é saber o custo de seus sonhos e quanto em dinheiro você precisa ter para realizá-los. Em seguida, determine o tempo que levará para arrecadar a quantia necessária.

Leitura complementar

Planilha dos Sonhos

Planilha dos Sonhos

Ver mais

Para ajudar a se organizar, divida os sonhos em categorias de acordo com o tempo que levará para alcançar o dinheiro necessário para sua concretização. Você poderá classificá-los da seguinte forma:

Curto Prazo – São aqueles que podem ser alcançados em até um ano. Por exemplo: ter uma poupança, quitar dívidas, fazer uma pequena viagem, pequenos reparos na casa, comprar móveis e eletrodomésticos, entre outros.

Para esses objetivos você pode juntar dinheiro e aplicá-lo em um investimento de renda fixa com boa liquidez.  É importante que mesmo que seja uma quantia pequena, você tenha a disciplina de guardar um valor definido por mês. Assim, saberá exatamente em quanto tempo terá o dinheiro necessário. Pode se pensar em vender pertences parados em casa como forma de arrecadar algum dinheiro.

casal_planos

Médio Prazo – São aqueles que podem ser realizados entre um e cinco anos, como quitar dívidas grandes, fazer um curso superior, fazer uma viagem internacional ou um intercâmbio, fazer grandes reformas em casa, comprar um carro zero, fazer uma festa de casamento, entre outros.

Para esses objetivos é importante ter disciplina na hora de poupar o dinheiro. Além disso, o dinheiro poupado deve ser guardado em alguma aplicação que renda juros iguais ou maiores do que o valor da inflação, o que sabemos que nem sempre a poupança cobre. Pode-se considerar um segundo emprego ou trabalhos como freelancer  como forma de ganhar uma renda extra para ajudar a arrecadar uma quantia maior a ser poupada por mês.

Longo prazo – São aqueles que demandam mais de cinco anos de economia, por exemplo: aumentar a família, comprar a casa própria e aposentadoria. Para esses objetivos é preciso fazer um esforço maior de economia. O ideal é que o orçamento seja organizado de forma que você possa investir cerca de 20% da sua renda mensal. É importante que o dinheiro seja investido em aplicações em que o rendimento supere a inflação.

Quando definimos o prazo e a forma que vamos arrecadar o dinheiro estamos visualizando nossos objetivos e deixando-os mais perto de serem alcançados.

Muitas pessoas não se programam e vivem falando: “Um dia eu chego lá! Um dia eu vou! Um dia eu compro”, e nada nunca acontece, pois não foi determinado um tempo para alcançar e nenhuma ação tomada. Então sonhe, defina o prazo, trace as metas e corra atrás delas!

Lembre-se, planejamento sem ação não é nada!

*Ticiana Paixão tem 30 anos é casada, engenheira civil e responsável pelo blog Viver com pouco. Mora no Rio de Janeiro, cidade que tem um dos maiores custo de vida do país, isso fez com que ela começasse a procurar descontos, brindes e qualquer método que ajude a economizar no dia a dia.  Leitora de muitos  blogs e artigos sobre economia, começou a escrever seus post para compartilhar tudo que tem aprendido sobre esse tema. 

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ticiana Paixão

Ticiana Paixão

close