Arroz doce revisitado

Arroz doce revisitado

Arroz doce tem sabor de infância para você? Então relembre os dias gostosos do passado com essa maravilhosa receita do Hora da Comida

Arroz doce é uma dessas receitas que remetem à casa da avó, da tia, da mãe, ou simplesmente a um momento feliz da vida de criança. É o que os americanos chamam de comfort food já que são pratos que, ao trazerem lembranças, nos reconfortam, nos dão aconchego. No passado, toda casa tinha uma receita própria, um segredinho, mas, com a onipresença do leite condensado na cozinha nacional, a diversidade se perdeu e o doce ficou bem padronizado.

No livro O País das Bananas, Dias Lopes informa que o arroz doce é originário da Pérsia, de onde foi levado pelos árabes para a Península Ibérica. Há documentos do século 13 com uma receita do prato que é muito próxima da feita atualmente, com exceção do mel que foi substituído pelo açúcar. As receitas libaneses, sírias, espanholas, portuguesas e francesas têm variações sobre ingredientes e preparo, mas sempre dentro da mesma lógica.

Na França, por exemplo, usa-se creme de leite, enquanto, em Portugal, é comum o acréscimo de gemas batidas ao arroz. Nos Estados Unidos, o rice pudding é muitíssimo popular e é vendido junto aos iogurtes para consumo no café da manhã. Em Nova York, a Rice do Riches é uma loja no Soho especializada no prato, com 20 sabores diferentes. As variações são enormes: de coco, baunilha, mascarpone, chocolate, caramelo e outros mais.

No Líbano, o roz-ib-haleeb é cozido lentamente por três a quatro horas e a proporção é de uma xícara de arroz por quatro litros de leite integral. Mas, antes, há um pré-cozimento em água. Ao final do processo, os grãos simplesmente desaparecem, restando um creme macio que recebe uma pequena quantidade de água de rosas que dá um aroma único para o prato. O doce é coberto por uma calda de açúcar rala que recebe nozes e amêndoas.

A versão de Hora da Comida para a receita de arroz doce tem muito a ver com a receita libanesa. O arroz é pré-cozido em água e, em seguida, deve ser cozido lentamente em leite integral por cerca de uns 40 a 60 minutos. A duração dependerá da chama do fogo que deve ser mínima. Naturalmente, os grãos não vão desaparecer. Se quiser obter esse creme, dobre o leite e o tempo. Mas uma hora de cozimento produz um arroz bem cremoso.

Detalhe importantíssimo: a receita usa apenas 1/2 xícara de açúcar e rende muito arroz. Ou seja, não é um doce muito doce. Na verdade, é sutilmente doce.

 

Receita: Arroz doce

Ingredientes

1/2 xícara de arroz

2 xícaras de água

1 pedaço de canela

1 litro de leite integral

1/2 xícara de açúcar

250 gramas de ameixas pretas sem caroço

3/4 xícara de vinho do Porto

 

Preparo

Arroz:

Lave o arroz e cubra-o com a água.

Cozinhe em fogo baixo até ficar macio. Se preciso, coloque mais água.

Adicione o leite e a canela e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficar cremoso. Esse processo dura aproximadamente 40 minutos. Cuidado para não transbordar.

Antes de desligar, adicione o açúcar e tire a canela.

Sirva em temperatura ambiente com a ameixa.

Guarde na geladeira.

 

Ameixas:

Coloque as ameixas em um recipiente pequeno e cubra com o vinho.

Deixe o recipiente fechado na geladeira por, pelo menos, 48 horas antes de servir.

Conserve em geladeira.

 

Siga o Hora da Comida no Twitter e no Facebook.

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rita Tavares

Rita Tavares

Hora da comida

close