As 10 executivas mais poderosas da indústria automobilística

As 10 executivas mais poderosas da indústria automobilística

A ideia de que o mercado automobilístico é lugar para homens definitivamente ficou no passado! Não acredita? Pois te daremos um bom motivo para mudar de opinião. Recentemente, o portal de notícias Fortune elaborou uma lista com as dez executivas mais poderosas da indústria de carros.

Quer saber um pouco mais sobre a trajetória de cada uma delas? Então confira agora o perfil dessas mulheres!

Mary Barra - General Motors

1. Mary Barra – General Motors

Ela ocupa o cargo de vice-presidente executiva de desenvolvimento de produto, compras e suprimentos da GM. A responsabilidade pelas compras e pelos suprimentos foram acrescentadas à função dela em agosto deste ano. Segundo a Fortune, o fato de ter abraçado essas novas tarefas colocaram Mary Barra como favorita para assumir o posto de diretora geral do grupo em 2014, no lugar de Dan Akerson. O lema da gestão da executiva é simples: chega de carros de má qualidade.

Grace Lieblein - General Motors

2. Grace Lieblein – General Motors

Ela está um degrau abaixo de Mary Barra e é vice-presidente de compras e suprimentos da empresa. Grace Lieblein é responsável por 6.700 funcionários, administra um orçamento de US$ 77 bilhões, usado para comprar peças e serviços oferecidos por mais de 3 mil fornecedores no mundo inteiro. Conhece bem o mercado brasileiro, já que chegou a ocupar o cargo de presidente e diretora de administração da GM no Brasil. É formada em engenharia industrial e tem especialização em administração de logística e materiais.

julie hamp - Toyota

3. Julie Hamp – Toyota

A executiva é chefe de comunicação da Toyota da América do Norte. Suas funções incluem lidar com a comunicação da marca, marketing, relação com investidores e publicidade. Lembrando que a gigante automobilística trabalha duro para manter o título de maior fabricante de automóveis do mundo. Julie Hamp também já foi executiva da Pepsico e da GM.

Danica Patrick - piloto

4. Danica Patrick – piloto

Danica é a mulher mais bem sucedida no mundo das corridas de carro. Competidora da GM, ela é a primeira mulher a liderar o Indy 500, bem como a primeira a conquistar a Pole Position – primeira posição no grid de largada – na competição Dayota 500. Em sua última temporada, ela chegou a ficar entre as 20 melhores posições oito vezes, mas tem o objetivo de alcançar ainda mais. Segundo a Fortune, uma de suas frases sobre a carreira é: “Eu fui criada para ser a piloto mais veloz, não para ser a garota mais veloz”.

Alicia Boler-Davis - GM

5. Alicia Boler-Davis – General Motors

Faz parte do rol de grandes executivas da GM, com o cargo de vice-presidente sênior de qualidade global e experiência com clientes. Além disso, Alicia-Boler Davis faz parte do comitê executivo de operações do grupo. Ela já mostrou que é uma mulher que não tem medo de responsabilidades. Chegou a assumir a dupla função de atuar como chefe de engenharia do Chevrolet Sonic, ao mesmo tempo em que assumiu a administração do parque de fabricação do Orion.

Barb Samardzich - Ford

6. Barb Samardzich – Ford Motor

Ela foi promovida em novembro e assumiu o cargo de vice-presidente e chefe de operações da Ford na Europa. Com a nova colocação, ela é responsável pela produção, qualidade, desenvolvimento de produto, compras, sustentabilidade e engenharia de segurança da linha europeia da Ford.

Chris Barman - Chrysler

7. Chris Barmann – Chrysler

Chris Barmann é responsável pela unidade de engenharia da Chrysler. Reconhecida pelo trabalho bem feito na elaboração do compacto Dodge Dart, ela acabou tornando-se totalmente responsável pelo setor de componentes elétricos, design de sistemas, desenvolvimento e validação do grupo Chrysler. Potencial para o cargo ela certamente tem! Chris Barmann tem os títulos de Bachelor of Science e Master of Science (equivalentes a doutorado e mestrado, respectivamente) em engenharia mecânica.

Linda Hasenfratz - Linamar

8. Linda Hasenfratz – Linamar

Desde 2002 ela é diretora-geral da empresa fundada pelo pai, no Canadá. A gigante é considerada a segunda maior fornecedora de peças automobilísticas no mercado, com vendas que chegaram a 3,3 bilhões de dólares canadenses em 2012. A meta dela é ousada: triplicar este valor até 2020.

Trudy Hardy - BMW

9. Trudy Hardy – BMW

A executiva ocupa o cargo de vice-presidente de marketing da BMW na América do Norte, cargo assumido em setembro deste ano. Em sua função, tem a tarefa de desenvolver o marketing da marca, definir estratégias e planejar produtos. Ela começou a carreira na Jaguar e ingressou para a BMW em 2001.

Elena Ford - Ford Motor

10. Elena Ford – Ford Motor

Elena Ford é tetraneta de Henry Ford, fundador da Ford e responsável por uma verdadeira revolução no mercado automobilístico. Atualmente ela ocupa o cargo de vice-presidente global de experiência com o consumidor da Ford. Ela é a primeira mulher da família Ford a alcançar essa posição. O desafio que ela enfrenta é otimizar e padronizar as relações com os consumidores.

 

E você, tem interesse pelo mercado automobilístico? 

 

*Fotos: reprodução internet

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close