Calculadora mostra quanta água você gasta por dia

Calculadora mostra quanta água você gasta por dia

O volume de chuvas abaixo do esperado, somado à deficiências no sistema de abastecimento de água em todo o país trouxe uma crise de desabastecimento em proporções assustadoras. A crise hídrica já preocupa há bastante tempo em São Paulo, mas outras regiões também sofrem com o risco de desabastecimento. Um levantamento recente mostrou que o país desperdiça 37% da água tratada que possui. No Amapá a perda chega a assustadores 76%. Em países como Alemanha, Japão e Israel, a perda de água tratada não chega nem a 10%.

Tendo em vista a gravidade da situação, a Sabesp vem aplicando multas desde fevereiro para aqueles consumidores que excederem no uso da água. As sobretaxas podem variar de 40% a 100%.

Algumas regiões da capital e Grande São Paulo já sofrem com cortes de água em alguns períodos do dia. Em outras localidades as pessoas já notaram também uma queda de pressão no abastecimento, com o objetivo de poupar água. Muita gente tem mudado os hábitos de consumo pela conscientização do quanto este bem é valioso e que a situação pode agravar-se ainda mais. Em outros casos, é preciso que o desperdício seja dolorido no bolso para que a água seja usada de forma consciente.

Agora pense bem: como é possível saber ao certo se você está economizando o suficiente? Você sabe quantos litros d’água consome por dia e se esta quantidade está dentro de uma média tolerável para uso diário? Qual o volume de água que escorre pelo ralo enquanto você toma banho, usa descarga, lava a louças ou escova os dentes?

Para ajudar a responder essas perguntas e policiar-se quanto ao consumo, a Universidade Newton Paiva, localizada em Belo Horizonte, desenvolveu uma calculadora para simular sua média de consumo e qual seria o limite tolerável. Faça o teste e veja exatamente em quais hábitos do cotidiano você precisa reduzir seu consumo.

calculadora_agua_newton_paiva

O teste é bem simples, mas aposto que você deve ter ficado surpresa com seu resultado. Por exemplo, você imaginava que mesmo de torneira fechada nós gastamos cerca de dois litros d’água escovando os dentes? A calculadora mostra como um volume grande de água pode ir embora com muita facilidade. Ciente disso, é hora de realmente ter pulsos firmes com o seu consumo. Peça aos seus familiares para fazerem o teste e ajude mais gente a usar a água de um modo mais consciente!

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close