Carência fashion e preços baixos deixam brasileiras enlouquecidas

Carência fashion e preços baixos deixam brasileiras enlouquecidas

*Vanessa Duarte

Nesse último sábado inaugurou mais uma loja estrangeira de roupas aqui no Brasil, mais especificamente em São Paulo, a Forever 21. A marca opta por trazer moda a preços muito baixos e tem ótima fama por onde passa, inclusive entre os brasileiros que conhecem a loja fora do país e aproveitam as suas ofertas.

Eu tive a oportunidade de ir na pré-inauguração para imprensa e profissionais de moda (cobertura completa no meu blog) e mesmo sendo um coquetel fechado, muitas pessoas apareceram e o evento superlotou! A fila do provador e caixa demoravam cerca de 2 horas cada uma, as pessoas não se contentaram em apenas tirar fotos e escrever matérias sobre a nova loja.

Na inauguração oficial ao público, no último sábado dia 15, o resultado foi ainda mais impressionante, pessoas chegaram às 6h sendo que a loja só abriria às 10h, a espera para entrar na loja chegou a 5 horas, a fila ultrapassou às áreas das lojas, estendeu-se até a parte externa do shopping paulistano e essas filas intermináveis continuaram até o final do dia.

forever 21 inaugura loja em sp

Pré-inauguração ficou lotada/ Fotos: Vanessa Duarte

E por que toda essa loucura?

As brasileiras tem muita carência de produtos com uma identidade de moda forte, tendências e que tenham preços acessíveis. Sempre tivemos algumas lojas com personalidade própria e coleções legais, porém nada comparado ao que acompanhamos no exterior no quesito ousadia e inovação, além dos preços altos praticados aqui.

Ultimamente o país não só vem acompanhando, mas também lançando tendências por meio das semanas de moda brasileiras que atraem fashionistas do mundo inteiro. Além das marcas que lançam tendências e estão um pouco longe do público, temos um forte trabalho das lojas de fast fashion, ou seja, magazines que trazem moda a um preço acessível. Elas estão nos shopping, apresentam coleções com informação de moda, por vezes até com parcerias com outros designers e possuem um preço razoável por tudo isso.

forever 21 inaugura loja em sp

Mas ainda não temos o ar despojado e despretensioso da moda americana e muito menos a ousadia e androginia europeia que as brasileiras tanto gostam. É neste ponto que lojas estrangeiras como a Zara, Top Shop e a recém chegada Forever 21 ganham espaço e tenho certeza que demais magazines após o sucesso dessas lojas adiantaram a vinda ao país.

Isso tudo prova, sendo lojas brasileiras ou estrangeiras, que a moda acessível existe e é possível se vestir bem expressando quem você é, da forma como gostaria, passando a mensagem correta sobre você gastando muito pouco. A questão é ter apenas de autoconhecimento sobre o seu estilo pessoal, entender o deseja passar por meio da sua imagem e saber comprar e onde comprar.

Lembre-se que a imagem é a extensão da sua identidade, é a forma física de mostrar a sua história, cultura, ideais, sem precisar dizer uma palavra sobre você!

 

*Vanessa Duarte é consultora de estilo e imagem, figurinista, colunista de moda do programa Tribuna Independente da Rede Vida TV  e personal stylist  da VISS Consultoria de Estilo e Imagem| www.vissconsultoria.com

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