Carnaval sem grana: Os melhores blocos de rua em cinco cidades

Carnaval sem grana: Os melhores blocos de rua em cinco cidades

Mesmo quem começou o ano no aperto pode (e deve!) começar a se planejar para o Carnaval. Não é porque você precisa economizar que não vai poder aproveitar a festa. Não é só de viagens ou festas badaladas que é feito o Carnaval. Na verdade, os blocos de rua, além de baratos, podem ser mais divertidos e diferentes do que você imaginava.

Outro motivo para apressar o planejamento é o fato de que o feriado começa mais cedo neste ano. A terça-feira de carnaval cai no dia 9 de fevereiro, sendo assim, as festividades começam na sexta-feira (dia 5) e em algumas cidades, até um pouco mais cedo, com os blocos de pré-carnaval que desfilam em janeiro.

Você também vai gostar de:
Viajar em meio à crise ou esperar a poeira baixar?
6 ideias para economizar nas compras do material escolar
Já é hora de acabar com o seu stress

Então, chame a turma para conferir esta lista com os blocos de rua mais legais em cinco cidades brasileiras, que o Finanças Femininas preparou, e caia na folia.

São Paulo

O popular Bloco do Sargento Pimenta sai de Santana (zona norte) antes mesmo de fevereiro chegar. A concentração será na praça Heróis da FEB, que fica ao lado do Campo de Marte, no dia 30 de janeiro (sábado) às 14 horas. No dia seguinte, a banda Falamansa comanda o bloco Rindo à toa, que sai da Faria Lima às 14h30.

Já na semana do feriadão, não dá para perder o Casa de Dona Yayá, que se concentra na Rua Coração da Europa no dia 8 de fevereiro, às 9 horas. O bloco é conhecido por ser feminista e ter a maioria de mulheres na percussão. Já na terça-feira de carnaval (dia 9), o Bloco Tô de Bowie, volta a homenagear David Bowie pela primeira vez depois da morte do cantor, no último dia 11.

Belo Horizonte

Na capital mineira os blocos saem um pouco mais cedo. No dia 23 de janeiro (sábado), o bloco me Malte de Prazer sai às 10 horas na Rua Grão Mogol.

Os pequenos também não conseguem esperar e terão seu pré-carnaval. O Carnasambinha, voltado para o público infantil, acontece no dia 30 de janeiro (sábado), na Rua Raul Pompeia, entre a Avenida do Contorno e a Rua Major Lopes.

O Bloco Cintura Fina oficializa a programação de rua de Belo Horizonte na sexta-feira (dia 5 de fevereiro), às 14 horas na Praça do Peixe. Destaque para o Bloco dos Valetes, que sai as 14 horas do domingo (dia 7) na Praça Lion.

Vale a pena também ir atrás do bloco das Baianas Ozadas, um dos mais tradicionais da cidade. Até o fechamento da matéria, somente a data (segunda-feira de carnaval, dia 8) foi confirmada. Então é bom ficar de olho na página oficial para não perder atualizações sobre local e horário.

baianas-ozadas-blocosDesfile do Bloco Baianas Ozadas em 2014, na cidade de Belo Horizonte. Foto: Júlia Lanári / Reprodução do Facebook

Continue a ler a matéria na próxima página!

Brasília

Na capital do Brasil, nada como passear por todos os ritmos do país. Esta é a ideia do estreante Bloco Agô, que fará, no sábado (dia 6), releituras de maracatu, samba, reggae, funk e forró. O Agô se concentra às 11 horas na Praça Cultural da Torre de TV.

Outro destaque é o bloco Maria Vai Casoutras, que traz uma banda composta somente por mulheres. Por enquanto, a única data confirmada é para o pré-carnaval das Marias, que acontece no dia 24 de janeiro (domingo), saindo da 201 norte, na Praça dos Prazeres, às 15h30.

Olinda

Com a presença dos Bonecos Gigantes nos blocos, Olinda acaba ofuscando um pouco a capital de Pernambuco, o Recife, quando se fala de Carnaval. Então quem estiver na cidade durante o feriado, não pode perder o Desfile dos Bonecos Gigantes pelas ruas do Sítio Histórico. Eles aparecerão por lá na segunda e terça-feira de Carnaval, às 10 horas.

Rio de Janeiro

A programação de Carnaval de rua no Rio de Janeiro tem marchinhas para todos os gostos. Quem quer aproveitar o samba de raiz, tão tradicional na cidade, pode aproveitar o Pega pra Sambar, que sai Rua Gomes Freire, Centro, no sábado (dia 6), às 14 horas. Mas quem não abre mão de dançar ao som das marchinhas mais tradicionais, pode seguir o Cordão da Bola Preta, um dos blocos mais tradicionais da cidade, que já reuniu mais de um milhão de pessoas. A concentração é na Rua 1° de Março com a Rua do Rosário.

Na segunda-feira (dia 8), tem o Funk in Bloco que se concentra às 15 horas na Praça Saens Peña (Parado) na Tijuca e também o bloco Dinossauros Nacionais, que transforma clássicos do rock dos anos 80 em marchinhas, saindo do Largo São Francisco de Paula, no Centro, ao meio-dia. Os Dinossauros são a nova alternativa para o público que frequentava o finado Bloco Cru.

O bandeira do feminismo será levantada no Carnaval da cidade pelo Bloco Das Mulheres Rodadas, que desfila na quarta-feira de cinzas (dia 10), no Largo Machado, no Catete, às 10 horas.

*As programações de Carnaval das cidades foram pesquisadas no dia 13 de janeiro.

Gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter e receba muito mais!

Foto: Celso Pupo / Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close