Casamento barato: 5 dicas para economizar no casamento

Casamento barato: 5 dicas para economizar no casamento

*Casar é um barato

Organizar um casamento barato é sempre uma boa ideia. O orçamento é um tanto complicado de lidar, os gastos aparecem do nada e é preciso ter bastante controle sobre tudo. Assim, quanto mais ideias para economizar no casamento, melhor. E não é só com DIY que você consegue poupar uma grana. Há outras formas bacanas de economizar dinheiro no casamento. Que tal conferir?

Dica 1 – Bolo de casamento

Ao invés de escolher um bolo grande, cheio de detalhes, busque por bolos menores, mas igualmente especiais. O valor do bolo costuma ser cobrado por fatia, então sendo menor, será mais barato. Além disso ele exigirá menos trabalho da doceira. Ao mesmo tempo, você pode investir em outras coisas mais baratas que ajudem a deixar a mesa do bolo igualmente inesquecível. Para economizar dinheiro no casamento, bolo pequeno e cupcakes, combinando entre si, são uma ótima pedida.

Bateu medo de um bolo pequeno não ser suficiente para os seus convidados? Encomende algumas fatias à parte, o nosso famoso bolo de corte. Como será o garçom que irá servir, seus convidados não irão notar. O bolo de corte é mais barato porque não exige um cuidado especial na decoração. Será gostoso como o bolo oficial, só que mais barato! Você também pode servir sorvete e doces junto ao bolo.

Dica 2 – Buquê de noiva

Existem várias maneiras de economizar em seu buquê de noiva, variando a quantidade de dinheiro que você quer economizar. Assim como o bolo, obviamente quanto menor for seu buquê, mais barato ele será. Mas não é só assim que é possível economizar em relação ao buquê. Há vários tipos de flores disponíveis e elas podem ter variações bem drásticas de preço de acordo com o tipo e até mesmo a época do ano. Procure por flores que sejam comuns na época do seu casamento e peça ao florista para te mostrar as flores mais em conta.

Se você estiver com a cabeça bem aberta para buquês diferentes, existem ainda outras alternativas que podem ser feitas à mão ou que por não serem de flores de verdade, acabam sendo mais baratas. Os buquês de papel, por exemplo, são mais baratos e se tornam lembranças eternas do seu casamento, pois não estragam. O mesmo acontece com o buquê de tecido, que também tende a ser mais baratinho. Existem muitas maneiras de economizar neste aspecto, basta soltar sua criatividade!

economizar-no-casamento

Dica 3 – Decoração da festa

Economizar dinheiro no casamento significa também cortar algumas ideias da decoração. Isso não significa que sua decoração ficará menos bonita, pelo contrário. Muitas vezes, menos é mais e a delicadeza está justamente em fazer a decoração ser mais simples. As decorações feitas com fitas de cetim, que são bem baratas, são um ótimo exemplo disso. Além de estarem disponíveis em muitas cores, as fitas de cetim são vendidas a metro e você mesma pode planejar a decoração. Experimente fazer um fundo de mesa apenas com fitas, você verá que fica lindo nas fotos!

Outra ideia para economizar, é escolher mesas de madeira que não precisem de muito para ficarem bonitas. O mesmo vale para as cadeiras. Uma mesa suficientemente bonita não precisa sequer de toalha para ajudar na decoração, basta um centro de mesa legal.

Dica 4 – Velas na decoração

A decoração da festa costuma consumir grande parte do orçamento do casamento, ou seja, economizar aqui será o grande ponto. Uma opção a se considerar é usar velas ao invés de arranjos florais caros, feitos por profissionais, nas suas mesas de convidados.

Com velas, você pode criar um ambiente mais intimista e usá-las em diversos espaços da festa. Um kit de velas não costuma ser caro e você pode misturar variados formatos para compor um cenário bonito. Basta usar um pote de vidro bacana ou um suporte de madeira que vai ficar um arraso! Velas flutuantes em potes ficam bem lindas e são baratinhas. O clima do casamento será outro com elas!

Dica 5 – Lista de convidados

Essa é a forma que costuma ser mais difícil e dolorida, mas ao mesmo tempo a mais efetiva na hora de economizar dinheiro no casamento. É bastante óbvio que quanto menos pessoas, mais barata será sua festa, mas nem sempre essa é a primeira opção do casal.

Se você estipular algumas “regras” para a sua lista de convidados e aplicá-las corretamente, será muito mais fácil cortar sua lista e diminuir os gastos. Mas é importante não quebrar nenhuma das regras e ser bem rígido nesse momento. Você pode achar que as pessoas ficarão chateadas, mas se você tiver uma maneira de explicar o porquê de não ter feito o convite a elas, ficará mais fácil. É preciso ser coerente nestas escolhas.

Lembre-se de que por mais que você se preocupe com o sentimento dos outros, o mais importante é manter seu casamento na medida em que você pode e quer fazer. Ao fazer sua lista de convidados, naturalmente, você vai querer convidar todos os seus amigos e sua família, vai se lembrar de muita gente que gosta. Mas nem todos eles poderão estar presentes, pois o orçamento não permite. As regras abaixo são algumas sugestões de como montar sua lista.

Casais: se seu orçamento estiver curto, escolha apenas convidar os casais em relacionamento mais sério ou casados. Os namorados de pouco tempo ou apenas ficantes podem ficar de fora da lista.

Acompanhantes: você convidou sua madrinha e ela pediu para levar alguém junto. Diga educadamente a ela que não será possível. Diga que sua lista é bastante restrita e que o ideal seria ter apenas conhecidos no dia do seu casamento. Caso sua madrinha ou padrinho seja casado ou tenha namorado, aplique a regra anterior.

Colegas de trabalho: convidar colegas de trabalho pode trazer muitos transtornos, pois você não poderá convidar sua empresa inteira. Salvo raras exceções em que seu colega de trabalho passou a fazer parte da sua vida, o ideal é não convidar.

Parentes: considere limitar os parentes a uma determinada geração ou apenas os mais próximos. Aqueles primos distantes que você só vê a cada cinco anos podem ficar de fora.

Proximidade: sabe aquela amiga de infância que você adorava? Você falou com ela no último ano? Se a resposta for não, repense se deve mesmo convidá-la. Talvez vocês estejam mais afastadas do que imaginam.

*O amor pode não ter preço, mas comemoração da união de duas pessoas pode ser muito cara. A equipe do Casar é um Barato traz dicas e inspirações para que a vida a dois já não comece no vermelho!

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Casar e um barato

Casar e um barato

Casar é um barato

close