Chutar o balde também faz bem!

Chutar o balde também faz bem!

Qual é a sua válvula de escape? Naquele dia em que seu carro estragou no meio da rua, seu cliente esqueceu da reunião, sua chefe pegou no seu pé, seu filho voltou da escola com uma nota vermelha, enfim, quando tudo parece dar errado, o que você faz para aliviar a tensão?

Bom, se você não tem uma resposta na ponta da língua, está na hora de pensar em meios de aliviar essa tensão! O cotidiano tem sim o poder de nos engolir, se não tivermos a iniciativa de assumir as rédeas e cuidarmos do nosso bem-estar, a loucura do dia-a-dia simplesmente passar por cima e só nos resta o estresse e a falta de sorrisos.

Quem quer saber de viver assim? O que a gente infelizmente demora a perceber é o quanto é importante equilibrar os deveres da rotina com a leveza da descontração. Andar sempre “na pilha” só vai te fazer chegar ao esgotamento mais cedo e deixar a sua vida mais cinzenta.

Então, se a ideia é afrouxar um pouco a corda, seguem algumas dicas que podem ser úteis para deixar seu dia mais leve.

Esqueça o trânsito

Sim, às sete da manhã o metrô estará lotado, os ônibus também, assim como a fila de carros em qualquer avenida que dê acesso ao centro. Tem como mudar isso? Não. Tem como passar por cima de todo mundo para não se atrasar? Não. Vai adiantar usar todo seu repertório de palavrões para xingar esse sujeito que não arranca depois que o semáforo ficou verde? Também não. Então relaxe. É só o que você tem a fazer.

Se estiver difícil simplesmente virar a chave da irritação para o relaxamento, monte uma playlist bem suave, com as músicas de seus artistas favoritos. Se preferir, aproveite para conhecer músicas novas, indicações dos seus amigos. O spotify pode te dar uma força na hora de fazer essa seleção.

Aprenda a dizer não

Calma, não estamos te incentivando a tornar-se uma rebelde da noite para o dia. Mas sejamos realistas, é preciso impor um basta em determinados momentos. Se as pessoas entendem que sempre estaremos disponíveis, que sempre daremos conta de tudo independente das consequências, seremos cada vez mais exploradas e, ao contrário do que espera, você pode inclusive acabar perdendo o respeito alheio.

Se todo mundo te enxerga como a pessoa que aceita tudo, as pessoas passam a encarar sua solicitude como algo que é sua obrigação. Imponha limites, aliás, respeite seus próprios limites. Você não deve aceitar tudo que te pedem.

Desligue o telefone

O expediente já acabou, mas você não para de monitorar o email pelo celular. Acorda e antes mesmo de dar bom dia para quem está ao seu lado, pega o celular para conferir se tem algo no inbox e buscar as principais notícias do dia. A tecnologia está ai para facilitar nossas vidas, mas se não tivermos pulso firme para manter o controle, nos tornamos reféns dos gadgets.

Tudo bem que vez ou outro é preciso tirar um tempo fora do expediente para resolver um ou outro pepino, mas cuidado para não fazer disso um hábito. Aproveite seus momentos de descanso para fazer exatamente isso: descansar.

chutar o balde faz bem

Aproveite os momentos de distração

Por mais que nos esforcemos para manter a concentração nas oito horas do expediente, por alguns minutos a nossa mente foge do foco, você lembra do que tem que fazer mais tarde em casa, daquele compromisso que tem no dia seguinte, da festa que foi no fim de semana anterior, enfim, involuntariamente a gente descobre algum jeito para distrair.

Bom, e já que você vai acabar distraindo-se por alguns momentos, que tal aproveitar para ver alguma coisa que te faça dar risadas? Visite um site de humor, de entretenimento, dê risadas com um gif bem divertido. Não sabe onde encontrar diversão? O buzzfeed pode te ajudar com isso. Quer jeito melhor do que escapar da tensão e das preocupações da rotina do que com uma certa dose de humor? Sorrir é importante para melhorar o astral. Tem sempre um jeito de achar um motivo para sorrir, ainda que seja com uma piada idiota.

Fuja de pessoas negativas

O dia já está difícil e ainda aparece aquela colega de trabalho que só sabe falar mal da vida alheia, do cabelo que está horrível, do ódio que sente do ex-marido, do quanto anda insatisfeita com tudo e com todos. Corra! Fuja disso, mantenha o máximo de distância que conseguir.

Esbarrar com pessoas assim em nosso dia-a-dia é inevitável, mas energia negativa contamina o ambiente. Não participe de fofocas, não renda conversa quando o assunto for só coisa ruim. Não quer ser desagradável? Tente motivar a colega com palavras positivas. Não adiantou nada? Saia de perto. Não permita que a negatividade alheia interfira em seu astral. Caso contrário, quando você menos perceber estará para baixo e reclamona da mesma maneira. Alimente positividade ao seu redor. Quando for você que estiver triste e revoltada, procure cuidar de si e tenha paciência para tirar a mágoa de dentro do peito, em vez de alimenta-la.

Aproveite seu banco de horas

Tem muitas horas extras na casa? Então usufrua do seu direito. Programe-se para tirar uma folga perto de um feriado, assim você consegue uns dias livres para fazer uma pequena viagem.

Aproveitar bem os momentos livres que temos é também um investimento para sua produtividade. Não se esqueça disso: manter a vida leve é a chave para viver bem!

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close