Círculo cromático: Escolha as cores do casamento

Círculo cromático: Escolha as cores do casamento

*Sammia Vilela

Oi, gente!

No afã de trazer assuntos úteis às noivas de plantão, tive a ideia de apresentar a vocês um dos meus maiores aliados na coordenação de cores do casamento: o círculo cromático.

O que é isso?

Círculo cromático! O super, o mega, o blaster, amigo de todas as horas, que ajuda em todas as ocasiões. Sim, porque vocês vão perceber que funciona para tudo: desde coordenar as cores do arranjo de flores, até as cores da toalha e das lembrancinhas.

Você também pode gostar:
DIY de casamento: 4 ideias com chocolate
É possível casar sem desperdício
DIY: Verrines para o seu casamento

Na verdade, vamos falar sobre harmonia de cores. É ela que faz com que a decoração fique coerente e bonita, com as cores ornando. O círculo servirá justamente para trazer esta harmonia.

Para entender

O círculo cromático é um diagrama que traz todas as cores de uma maneira que podemos ver relações entre elas. No centro vocês verão as cores primárias; na segunda “camada”, aparecem as cores formadas pela união das cores primárias, as chamadas cores secundárias; e, em seguida, aparece o círculo formado pelas primárias, secundárias e terciárias.

Vejam só:

circulo cromatico

Como aplicar no casório?

A primeira pergunta que vocês devem se fazer é se gostam de impacto ou suavidade. Para cada gosto, um tipo de harmonia diferente: se vocês gostam de impacto podem usar cores contrastantes, se preferem suavidade podem usar as cores complementares. E é aqui que entra o círculo!

Continue a ler a matéria na próxima página!

As cores contrastantes são aquelas opostas. Se você traçar uma linha numa cor, seu par contrastante será a cor que estiver do outro lado do círculo. Assim:

circulo cromatico 2

Observação:

vale também se “entortarmos” a setinha, escolhendo o amarelo e azul, por exemplo.

Já as cores complementares são as cores vizinhas no círculo cromático. Você pode combiná-las à vontade e terá resultados mais delicados do que com cores contrastantes.

circulo cromatico 3

A dica importante é: se vocês optarem por uma composição de impacto, com cores contrastantes (opostas), e quiserem colocar mais cores na jogada, é mais seguro usar cores vizinhas a uma das cores escolhidas, para evitar causar poluição visual.

Vamos ver na prática?

Continue a ler a matéria na próxima página!

Buquês:

circulo cromatico 4

 

Foto: Profissão Noiva

O buquê acima trabalha os tons de azul, roxo e rosa (com uma pincelada de verde), todas cores próximas no círculo. Uma harmonia de cores complementares.

circulo cromatico 5Foto: FlowerGalleryofAsheville

Amarelo contrasta com azul – que, por sua vez, contrasta com o vermelho. É uma combinação ousada, mas aqui, apenas como ponto focal, funciona. É aquele caso que mencionei acima de tomarmos cuidado ao escolher muitas cores que contrastem ao mesmo tempo 😉

Continue a ler a matéria na próxima página!

Decoração:

circulo cromatico 6

Foto: The PerfectPalette

A primeira é uma proposta que trabalha as cores complementares de amarelo, laranja e rosa.

Já a paleta abaixo aposta no contraste (que está em alta) do verde menta e rosa + cores neutras; como os tons usados são bem suaves, a combinação fica mais delicada.

circulo cromatico 7

 

Foto: OneFab Day

Bem, este foi quase um texto simplificado para começarmos a conversar sobre cores. Para nós, pensar no círculo ajuda bastante. Quem sabe não se torna uma “mão na roda” para vocês também 😉

*Sammia Vilela é jornalista, graduada em marketing e idealizadora do blog  “Casando sem Grana“.  Ajuda os futuros noivos a realizarem o casamento dos sonhos com o dinheiro que eles têm.

Gostou do nosso conteúdo? Então clique aqui e assine a nossa newsletter!

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sammia Vilela

Sammia Vilela

Casando Sem Grana

close