Coisinhas à-toa que fazem você feliz

Coisinhas à-toa que fazem você feliz

*Luciana Cattony

A gente não tem ideia do quão inspiradora pode ser uma ida à biblioteca da escola. A pequena Gabriela Tiensoli Cardoso, 9 anos, é prova disso. Ela cultiva o hábito de frequentar a biblioteca fora do horário das aulas. Em uma de suas idas, o livro “Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz”, do Otavio Roth, despertou a atenção da pequena estudante, que imediatamente se encantou com a leitura.

Real_foto1


Capa do livro “Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz”, texto e ilustração de Otávio Roth.

O livro traz à tona a grandiosidade dos momentos simples da vida e convida o leitor a refletir sobre “coisinhas à-toa” que trazem felicidade – reflexão importantíssima para as crianças e também para os adultos, não é mesmo? A partir de sua leitura e reflexões, Gabriela se sentiu muito curiosa sobre as pequenas coisas que fazem as outras pessoas também felizes.

Foi aí que a pequena decidiu fazer uma pesquisa! Com olhar investigativo e curioso, a estudante recebeu o incentivo de sua mãe, a fonoaudióloga Luciana Tiensoli e montou uma pesquisa simples, que foi enviada para vários conhecidos pelo WhatsApp. A mensagem enviada pedia para que cada participante citasse 3 coisinhas à-toa que eram motivo de alegria.

real2

Para surpresa da pequena pesquisadora, as respostas não paravam de chegar. Muitos participantes enviaram uma lista completa, com vários itens, o que deixou a Gabi entusiasmada e feliz. “A gente não imaginava que as pessoas participariam tanto! Muitas delas se empolgaram com a gente e já queriam saber a resposta dos outros participantes. Foi aí que tivemos uma ideia: a de criar um livro”, completa a mãe.

Entusiasmados com a ideia de criar um livro para divulgar o resultado da pesquisa, a seleção dos itens que seriam ilustrados ficou a cargo de Gabriela e do seu irmãozinho Gustavo, de 5 anos,.

Todos se divertiram muito descobrindo e selecionando itens tão diversos. “Eu não imaginava que coisas tão diferentes fizessem a felicidade das pessoas! O meu primo fica feliz ao cuidar de seu jabuti”, diz Gabriela entusiasmada.

Depois de muita dedicação, amor, lápis, borracha, régua e canetinhas, o livro finalmente ficou pronto. Foi todo feito à mão; simples porém grandioso! “Encadernamos o material na copiadora e fizemos algumas cópias para presentear os participantes da pesquisa. Foi uma delícia, pois essa experiência envolveu a família toda”, conta Luciana.

real3

Apesar das respostas tão diversas acerca do tema, uma delas se repetiu em quase 100% dos casos: estar junto dos amigos / pessoas queridas. E quem não curte? Por isso, essa resposta ganhou destaque especial no livro: ilustração em página dupla.

Com as cópias em mãos, Gabriela e seu irmão entregaram pessoalmente os presentes. “Muitas pessoas disseram que foi o melhor presente que ganharam. Todo mundo gostou muito!”, conta a pequena estudante, cheia de orgulho.

real4

real5

real6

real7

real8

Para a mãe, tudo isso é motivo de orgulho e uma prova de que vale todo o esforço para passar um tempo de qualidade com as crianças, independente do tempo que os pais dispõem.

O incentivo e participação na sua vida escolar dos filhos rendem bons ensinamentos, garante Luciana. “Fazer com que os pequenos enxerguem que o sentido da vida pode não estar numa viagem à Disney, por exemplo, mas nas coisas simples do dia a dia é um ensinamento que não tem preço!”

Incrível como algo tão simples, porém cheio de amor, despertou emoções em todos os envolvidos. Autores, familiares e amigos se sentiram emocionados e mais que isso: se sentiram especiais. Mais uma prova de que a felicidade está, sim, na simplicidade da vida.

E você? Já parou para pensar nas coisinhas à-toa que te fazem feliz? Vamos fazer uma listinha? Que tal envolver as crianças?

 

Fotos: arquivo pessoal

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Luciana Cattony

Luciana Cattony

Real Maternidade

close