Começa hoje o recolhimento mensal de FGTS a empregados domésticos

Começa hoje o recolhimento mensal de FGTS a empregados domésticos

Atenção, meninas! Para quem ainda não está sabendo, começa hoje (1º de outubro) o recolhimento obrigatório do FGTS para empregados domésticos. De acordo com a nova norma, o recolhimento deve ser feito até o dia 7 do mês seguinte ao trabalhado. Sendo assim, o primeiro recolhimento deve ser feito em novembro, referente ao mês de trabalho de outubro.

É importante também ficar atenta a uma especificidade da nova regra. Caso o dia 7 não seja útil, o pagamento deve ser antecipado para o primeiro dia útil anterior, sendo que o atraso fica sujeito a juros e multa. No caso de novembro, o primeiro pagamento deve ser feito até o dia 6, tendo em vista que o dia 7 será um sábado.

Conforme a nova legislação em vigor, a alíquota total é 11,2% sobre o salário do empregado doméstico no mês anterior, sendo 8% referente ao FGTS e 3,2% como um fundo de antecipação da multa, em caso de quebra do contrato de trabalho por parte da empregadora.

Vale ressaltar, no entanto, que se o próprio empregado pedir demissão, for demitido por justa causa ou falecer, os valores depositados neste fundo de 3,2% não serão repassados e a movimentação será de responsabilidade da própria empregadora.

É preciso que empregadoras façam o próprio cadastro e também do empregado doméstico neste canal disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em breve, também será possível cadastrar ambos no Simples Doméstico, uma ferramenta para recolher FGTS e INSS dos empregados domésticos em uma única guia.

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close