Comece a fazer uma dieta financeira

Comece a fazer uma dieta financeira

Que mulher que está satisfeita com o seu peso? Toda mulher que se olha no espelho acredita que pode emagrecer alguns quilinhos a mais. E a melhor forma para perder esse peso é fazendo uma dieta controlada em todas as refeições do seu dia.

O que quase nenhuma mulher faz é observar o reflexo do espelho e refletir se precisa eliminar as dívidas e mudar os hábitos financeiros. E se fizermos um balanço das nossas finanças, podemos reduzir cerca de 20% dos gastos!

Mude as regras, organize sua vida financeira e tenha mais dinheiro no bolso. Afinal quem não gosta de estar recheada, mas de dinheiro? Veja quais são os passos para organizar sua vida financeira e emagrecer as dívidas:

Anote as calorias
Estipule uma data para começar a marcar todos os seus gastos num mês. Neste período você deve anotar exatamente todo dinheiro que entra e sai. Inclua nessa lista os gastos com balinha, aluguel, mensalidade da escola e a balada do final de semana.

Com tudo detalhado fica mais fácil saber por onde seus gastos estão escorregando e como diminuir as porções. O objetivo não é fazer você parar de comprar, mas sim consumir de forma consciente.   

Marque numa planilha
Com tudo anotado é hora de fazer a dieta. Coloque tudo numa planilha e veja em que gasta mais dinheiro. Para economizar e fazer seu orçamento render é possível cortar até 20% dos gastos. Além de economizar dinheiro, vai conseguir mudar seus hábitos alimentares e de consumo. É uma maravilha!

Evite comprar itens sem necessidade no supermercado, farmácia e banca de revistas. Diminua as idas aos restaurantes e barzinhos. Passe a priorizar os gastos e reveja as suas prioridades – se você quer emagrecer e cortar alguns quilos da balança, não tem porque ficar comendo frituras e gorduras fora de casa.

Emagreça as dívidas
O primeiro passo é saber qual é o tamanho da sua dívida e pense numa forma de eliminá-la de uma vez. Em seguida vá até o banco e diminua o limite do cheque especial, pare de usar o cartão e passe a comprar somente com dinheiro e à vista.

A partir de agora você vai pensar mais de duas vezes para fechar o negócio. Não tenha vergonha de pedir desconto e pechinchar. Economize também nos gastos básicos como água (diminuindo o tempo no banho), luz (desligando tudo ao sair de casa) e telefone (ligue só quando houver necessidade).

Divida em porções
Trace três objetivos para realizar em curto, médio e longo prazo. Veja quanto custa o preço desses sonhos e como fará para economizar neste período. A partir dese momento vai ficar mais prazeroso poupar.

Assim que receber seu salário, divida em três parcelas. Uma será destinada para o pagamento de itens essenciais no mês (aluguel, luz, supermercado…), outra parte vai para o investimento nos sonhos. E a última será para gastar com lazer.

Gostou? Conte pra gente nos comentários

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close