Comece o dia com pique de líder

Comece o dia com pique de líder

*Luciana Panteleiciuc

Para muita gente, o fim do ano é o momento perfeito para começar a se concentrar em novos hábitos de saúde para chegar nas festas realizada. Se começar com alguns passos simples que lhe ajudarão a se sentir melhor, você rapidamente aumentará a sua energia, foco e motivação, além de se sentir mais poderosa e propensa a ganhar força positiva para os seus objetivos.

Seu cérebro é o centro de controle para a tomada de decisão e do seu humor, então vamos limpá-lo pela manhã. Você não pode cuidar de si, das pessoas que ama ou viver de acordo com o seu potencial se seu cérebro não estiver funcionando bem. Preparei para você sete passos simples, mas poderosos para viver seu dia-a-dia com pique de líder:

  1. Água

Seu cérebro tem cerca de 80% de água. Mesmo uma desidratação leve pode aumentar os hormônios do estresse, diminuir a potência física e prejudicar o foco. O cérebro hidratado aumenta o poder físico em 19%, além de aumentar o foco. Um copo de água morna com um limão espremido é um grande tônico e desintoxicante para começar o dia.

Beba muita água durante o dia e colha os benefícios. Lembre-se: sua pele é um reflexo exterior da saúde do seu cérebro. Se a sua pele está desidratada, assim está o seu cérebro. A água potável é a maneira mais rápida para melhorar a função cerebral.

  1. Mova seu corpo

Imediatamente após a hidratação, comece a fazer movimentos suaves para aumentar o fluxo de sangue para meu cérebro. Alongamentos, caminhada, corrida e pilates são ótimas atividades para começar o dia. Motivos para praticar atividades físicas? Elas ajudam a aumentar a disposição para as atividades do dia-a-dia, acelerar o metabolismo, regular o sono, diminuir a ansiedade e o estresse, inibir os resfriados – pois a prática de atividade física fortalece o sistema imunológico -, diminuir os riscos do câncer de mama, combater a osteoporose, reduzir o colesterol ruim (LDL), controlar a hipertensão, aumentar a libido e a performance sexual, pois melhora a autoestima e o condicionamento físico. Convencida?

  1. Tome suplementos

Os suplementos devem ser recomendados pelo seu médico e específicos para você e seu estilo de vida. O especialista vai lhe ajudar a determinar quais os suplementos que serão melhores para o seu tipo físico e dieta. Alguns que recomendo para a maioria das minhas clientes são um complexo de vitaminas, óleo de peixe, probiótico, vitamina D e magnésio. Além disso, existem suplementos que podem ajudá-la com as suas necessidades individuais.

suplemento

  1. Comece o dia com alimentos para o cérebro

Você sabia que seu cérebro é uma “estação” de energia? Começar o dia com açúcar e carboidratos é péssimo para o cérebro e provoca ansiedade. Comece o dia com proteína de alta qualidade, como ovos, frango ou proteína em pó à base de plantas. Inclua também alguma gordura saudável como óleo de coco, abacate ou nozes, juntamente com alguns carboidratos inteligentes (verdes ou batata doce). Eles têm nutrientes e fibras e elevam o açúcar no sangue mais lentamente. As gorduras saudáveis são necessárias para a saúde do cérebro, equilíbrio hormonal e aumento do foco.

  1. Snack inteligente

As pessoas que comem lanches saudáveis entre as refeições tomam melhores decisões e mantêm o peso ideal. Escolha proteínas, gorduras e carboidratos inteligentes como legumes, semelhantes aos que você começa o dia.

Encontre uma opção saudável que você realmente goste. Gosto de nozes, amêndoas e castanha de caju, frutas secas, suco verde, chia com banana e cacau, algas, entre outros.

  1. Elimine os pensamentos negativos

Desenvolva uma estratégia rápida para matar os pensamentos negativos que destroem seu dia. Concentrar-se em pensamentos negativos altera a função cerebral e isso acontece quase instantaneamente. Porém concentrar-se em gratidão e apreciação melhora rapidamente a função cerebral.

Aqui vale um exercício simples: pela manhã, escreva três coisas pelas quais você é grata e leia a anotação também antes de dormir – ou em qualquer momento que você estiver se sentindo negativa. Em seguida, envie uma mensagem gentil para alguém que você goste. Observe e sinta alegria e prazer ao ler as respostas felizes. Você ficará surpresa em perceber como isso vai ajudá-la a superar seus pensamentos negativos.

  1. Dê um break ao seu intestino

Se você fizer jejum de 12 horas à noite estará ajudando seu cérebro a limpar-se, removendo proteínas tóxicas que danificam o cérebro. É um processo chamado “autofagia”. Pense nisso: são como pequenos “lixeiros” que atuam no seu corpo, mas eles só saem quando você para de comer. Você pode fazer sua última refeição do dia às 19h e voltar a comer às 7h do dia seguinte. Depois de apenas alguns dias, você provavelmente vai sentir mais clareza. Isso também melhora o sono e a tomada de decisões.

Tente aplicar essas dicas em sua vida. Comece aos poucos e vá incorporando novos hábitos gradativamente. Para saber mais dicas como essa, e descobrir uma estratégia muito mais personalizada e aprofundada para auxiliá-la, se inscreva no meu site www.coachlupante.com, curta minha página no facebook  ou envie um email para coachlupante@gmail.com.

* Luciana Panteleiciuc é  master coach e mentora de Liderança Feminina, escritora e palestrante, possui uma carreira de mais de 30 anos como executiva desenvolvendo, gerindo e liderando pessoas. Graduada em Administração de Empresas pela FAAP com especialização em marketing, é formada em Coaching pelo Instituto Holos. É sócia-diretora da Binah Marketing, consultoria de desenvolvimento humano e marketing, além de ser responsável pelo site coachlupante.

Fotos: Shutterstock

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