Comentários que devem ficar fora do local de trabalho

Comentários que devem ficar fora do local de trabalho

Já ouviram dizer que intimidade demais as vezes atrapalha mais do que ajuda? No ambiente de trabalho isso é uma tremenda verdade. O convívio diário naturalmente traz espaço para uma certa liberdade, e muitas vezes estabelecer limites pode tornar-se mais difícil.

Policiar-se a respeito da relação com os colegas de trabalho é fundamental, mas nem sempre damos a devida atenção a isso. Alguns comentários inapropriados, participação em fofocas no cantinho do café ou respostas mal pensadas podem manchar sua imagem e trazer problemas maiores. A seguir, vamos dar alguns exemplos de comentários que devem ser evitados em seu local de trabalho.

Comentários sobre o corpo

“Nossa, como você está magra! Parou de comer?”. “Você ganhou uns quilinhos?”. Gente, parem de julgar a aparência dos colegas, apenas parem. A indagação pode vir de forma que pareça apenas uma curiosidade boba, mas a verdade é que você está ali externando julgamentos sobre a (o) colega, ainda que faça a pergunta de forma amigável. Muitas pessoas fazem parecer que os comentários sobre emagrecimento sejam elogios, enquanto os questionamentos sobre ganho de peso soem como preocupação.

A verdade é que este tipo de comentário normalmente deixa a pessoa indagada constrangida ou incomodada. Ao contrário do que você pensa, o emagrecimento pode vir como consequência de algum distúrbio alimentar devido a problemas emocionais. Bem como a colega pode não se importar se tiver engordado, ela pode estar satisfeita com o corpo que tem, mas acaba se questionando devido ao julgamento alheio. Assim como você, seus colegas estão ali para fazer um bom trabalho, eles não precisam de julgamentos sobre a aparência.

conversa_escritorio

Comentários negativos sobre membros da equipe

“Esse novo chefe é um mala”. “O fulano do RH é um sonso”. Os comentários podem piorar, basta que você gaste um tempinho a mais com o pessoal na área de fumantes ou na cozinha da empresa. Sempre tem aquela rodinha que reclama de fulano ou beltrano, que critica a postura de algum colega ou superior em determinada situação. Ainda que existam momentos em que você se irrite com algum colega, é de bom tom ter cuidado com o que você vai dizer entre os colegas.

Como bem diz o ditado, “as paredes têm ouvidos”. Seus comentários podem entrar no telefone sem fio da fofoca e chegar aos ouvidos de quem você estava falando. Mais além, podem chegar de forma distorcida e soar ainda pior do que o que você realmente disse. Guarde suas impressões e queixas para outro momento, se sentir vontade de desabafar sobre alguma situação ou pedir um conselho sobre como agir, converse sobre isso com alguém de fora do ambiente de trabalho e de sua total confiança. É mais sensato do que envolver-se desnecessariamente em fofocas.

Excesso de reclamações

“Só quero que o fim de semana chegue logo”. “Não acredito que hoje é segunda-feira”. “Nossa, hoje vai ser difícil aguentar essa ressaca”. Ainda que você fale isso descontraidamente, e muitas vezes na maior inocência, soltar este tipo de afirmação frequentemente pode te deixar com fama de preguiçosa ou irresponsável. As pessoas podem rir e brincar com você quando este tipo de comentário aparece, mas na verdade podem querer usar isso contra você. Tome cuidado sobre o que diz sobre si mesma.

Essas são apenas algumas situações que podem lhe colocar em saia justa, mas n outras podem se equiparar aos exemplos dados aqui. Ainda que você se sinta à vontade entre colegas de trabalho, lembre-se sempre que tudo que você diz e a maneira como se relaciona com eles podem ter reflexos sobre sua imagem dentro da empresa.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close